Acesse:

terça-feira, 19 de maio de 2009

Campanha da Voz 2009 atendeu mais de 3 mil pessoas

Atividades aconteceram em diferentes pontos da cidade de Guarulhos. Ações fizeram parte das comemorações ao Dia Mundial da Voz
Portal UnG (19/05/2009) – A 7.ª edição da Campanha da Voz, mais uma vez, conseguiu alcançar seus objetivos. Cerca de 3 mil pessoas tiveram contato direto com alguma atividade da campanha, que contou com a distribuição de três mil gibis, duas mil maçãs e mil copos de água. As atividades aconteceram em diferentes pontos da cidade, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem problemas vocais.

A Campanha é uma das iniciativas do Projeto Voz UnG, responsável pela realização, ao longo do ano, de palestras, pesquisas, plantões de atendimentos e orientações, além de apresentações de peças infantis. “Neste ano tivemos a participação de sindicatos e secretarias municipais; e realizamos plantão de dúvidas e workshops”, expõe a fonoaudióloga e coordenadora do Projeto, profa. Márcia Menezes. A semana contou também com shows musicais, teatro, festival de paródias, caminhada, trilha ecológica e exames gratuitos de laringoscopia.

Uma das conquistas da campanha foi o lançamento do CD e do gibi com a história “Cadê a voz do galo Garnizé?”. O material é extremamente importante para tratar do tema com crianças e foi contada através de peças teatrais. “É uma linguagem que a criança absorve e leva para suas famílias, tornando-se multiplicadoras do nosso trabalho”, explica a professora. O CD foi apresentado em escolas, no Ambulatório da Criança, igrejas e centros esportivos.

Pela primeira vez, a Campanha da Voz conseguiu realizar mutirão de atendimento reunindo profissionais das áreas médica e fonoaudiológica. O evento contou com a parceria do Instituto Valentim, que disponibilizou um ônibus-clínica itinerante, composta por laringoscópio e profissionais especializados. “Dos 82 pacientes atendidos, 39 apresentaram queixa de alteração da voz e 7 de alteração laríngea”, explicou Márcia, que ressaltou ainda a inexistência de casos malignos. Todos os pacientes diagnosticados durante a Semana receberão atendimentos na Clínica de Fonoaudiologia da UnG.

A Clínica-Escola da Universidade continuará a realizar triagens, avaliações e tratamentos gratuitos à população. O espaço também promove palestras sobre saúde vocal, destinada aos alunos dos cursos de licenciatura e minicursos para professores da UnG, sobre como usar a voz corretamente.

Menezes acredita que a campanha conseguiu conscientizar a população quanto à importância de zelar pela saúde vocal. Considerada, em 2008, a melhor Campanha de Voz do Brasil pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a UnG disputa o título novamente este ano, que será entregue durante a realização do Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

A Campanha da Voz fechou o mês de abril com todas as atividades propostas realizadas. Ainda assim, Márcia busca novos desafios. “No ano passado, conseguimos a implantação da Lei Municipal que instituiu o Dia da Voz. Nossa próxima meta é criar um Centro de Atendimento Vocal na rede pública de saúde de Guarulhos, com contratação de fonoaudiólogos especializados e vagas para estagiários remunerados”, relatou.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar