Acesse:

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

III Congresso de Odontologia de Guarulhos leva benefícios a mais de 3 mil pessoas

Evento aconteceu entre os dias 19 e 23 de outubro. Veja aqui as principais imagens
Portal UnG (29/10/2009) – A 3.ª edição do Congresso de Odontologia de Guarulhos, realizado entre os dias 19 e 23 de outubro, paralelamente à XXI Semana de Saúde Bucal de Guarulhos, ao X Congresso de Odontologia da UnG e à V Semana de Prevenção do Câncer Bucal da APCD, acumulou saldo extremamente positivo.

Além de contar com o apoio das autoridades da cidade, como o prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Saúde, Carlos Derman, e do País: dr. Gilberto Pucca Júnior, coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde, o evento pôde colaborar para a qualidade de vida de mais de 3 mil pessoas.

Enquanto no Centro Educacional Adamastor alunos da rede pública municipal de ensino e crianças das Casas Abrigo e do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), da Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Guarulhos, assistiam a espetáculos culturais que retratavam a saúde bucal de forma lúdica e recebiam kits de higiene bucal, no Bosque Maia, adultos aprendiam sobre prevenção ao câncer bucal. Aproximadamente 250 pessoas foram orientadas sobre a doença. De acordo com o diretor do curso de Odontologia da UnG, prof. Mário Alberto Perito, todas receberam atendimento e 11 pacientes tiveram de ser encaminhados à Clínica da Universidade para exames específicos.

Perito aponta que o Congresso também possibilitou o exercício da ética e da cidadania, especialmente na ação proposta pelo Banco de Dentes Humanos da UnG. Nesta iniciativa, os estudantes da graduação visitaram consultórios dentários com o intuito de divulgar os procedimentos para doação de dentes humanos ao BDH da Universidade. “Eles mostraram aos profissionais da área que esses dentes têm grande utilidade para o ensino e a pesquisa, por isso a necessidade de não descartá-los”, disse o professor.

Aliás, ensino e pesquisa tiveram, igualmente, amplo espaço no evento. Durante os cinco dias de atividades, palestras de atualização sobre vários temas atuais estiveram em pauta, como: terapias complementares na Odontologia, implantodontia, pacientes com necessidades especiais, promoção de saúde, entre outras.

Os estudantes não ficaram apenas como espectadores: apresentaram trabalhos técnico-científicos em diversas áreas da odontologia (periodontia, dentística, traumatologia, patologia, endodontia, etc.). De acordo com o diretor da UnG, uma nova categoria de pesquisa relacionada ao processo de humanização no curso de Odontologia foi apresentada. “O trabalho da Oficina de Humanização, criada há um ano, evidenciou seus feitos através da elaboração de painéis, mesas demonstrativas, vídeos e apresentações orais, nos quais mostraram os conteúdos transversais relacionados ao acolhimento, à ética e à biossegurança no processo de humanização”, afirmou. A linguagem polissêmica da imagem-artes, a educação humanizada e a saúde ambiental também foram temas abordados pelo grupo.

Ao final, foram distribuídos 13 prêmios aos melhores trabalhos acadêmicos, e realizado sorteio de brindes fornecidos pelos patrocinadores do evento. O Congresso foi encerrado com palestra ministrada pela Johnson & Johnson.
Compartilhe:

Voltar