Acesse:

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Campanha de castração de animais será realizada na UnG

Iniciativa visa diminuir a superpopulação de gatos e cachorros.
Há anos discute-se o problema da superpopulação mundial. O exacerbado crescimento no número de nascimentos diários traz à tona o abandono, a violência, as doenças e a fome. Embora o contexto lembre a realidade dos homens, não é a eles que se refere. O significativo aumento no número de animais domésticos como cães e gatos vem causando uma grave crise de sobrevivência para os bichanos.
De acordo com a Sociedade Mundial de Proteção Animal, cerca de 400 milhões de cachorros e gatos em todo o mundo vivem na rua. Nos centros de controle de zoonoses do Brasil, mais de 100 mil animais esperam pelos donos ou pela morte, já que em países em desenvolvimento não existem recursos financeiros suficientes para coordenar ações efetivas de controle de animais de rua, e a única saída é a chacina aleatória.
A forma mais eficaz de reduzir esse contínuo avanço, de acordo com os especialistas, é a castração. Estima-se que, a cada fêmea castrada, cerca de 2 mil animais (contando com todas as gerações produzidas em sua árvores genealógica) sejam evitados. Além do controle populacional, o método colabora para a prevenção de uma série de doenças, como o câncer de mama, tumores de testículos, infecções uterinas e distúrbios originados em decorrência do desequilíbrio hormonal.
Com o objetivo de oferecer esse serviço gratuitamente à população de Guarulhos, o Hospital Veterinário da UnG realizará nos dias 29 e 30 de julho a Campanha de Castração. Nesses dois dias, 50 animais que já passaram por triagem no Hospital serão submetidos ao procedimento cirúrgico. Diferentemente do que muitos imaginam, não se trata de um método violento. Hoje, a castração é feita com anestesia, pontos e medicamentos antiinflamatórios para evitar qualquer infecção.
A iniciativa, que ocorrerá nos dois dias sempre das 9h às 17h, será repetida no mês de setembro. Para participar, os donos dos animais devem fazer um pré-cadastro no Hospital Veterinário da UnG, localizado na Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia – campus Guarulhos-Dutra da UnG.

Informações: (11) 6424-1616.



Os benefícios da castração

Evita ninhadas
Diminui a ânsia de perambular
Torna o animal menos agressivo
Reduz o risco de doenças
Elimina ou reduz necessidade de urinar para demarcar território
Acaba com o cio das fêmeas
Compartilhe:

Voltar