Acesse:

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

UnG divulga vencedores da VI Jornada de Iniciação Científica

Ao todo, 77 trabalhos foram apresentados pelos bolsistas do Pibic-UnG e CNPq nas áreas de biológicas, exatas e humanas
Foi realizada, no último dia 11, a VI Jornada de Iniciação Científica (JIC-UnG), evento que contou com 77 pesquisas nas áreas de biológicas, exatas e humanas. Os trabalhos foram apresentados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científicada da UnG e do CNPq através de painéis, que ficaram expostos no Prédio G da Unidade Guarulhos-Centro. Após as exposições, deu-se início à cerimônia de premiação, no Anfiteatro F da Universidade.

Na área de humanas, a terceira colocação foi para a aluna Maria Emília Nogueira, com o trabalho ”Referências analítica, intuitiva ou mnemônica de acadêmicos para a escrita ortográfica de palavras da língua portuguesa”. O segundo lugar ficou com Rodrigo Domingues dos Santos, pelo trabalho “A arte de educar com arte teatral: uma união necessária”. E o primeiro colocado foi o aluno Edson Dias Santos, com a pesquisa “Violência psicológica sofrida por pessoas que, em sua ocupação cotidiana, estão envolvidas ou cuidando de outras pessoas”.

Na área de exatas, a aluna Nathali Ingrid de Castro ficou com a terceira colocação com o trabalho “Levantamento das espécies vegetais exóticas como subsídio ao estudo do meio biótico na Microbacia Tanque Grande-Montante, município de Guarulhos – SP”. Em segundo ficou Thalita Zanfelice, pelo trabalho “Avaliação de impactos do uso público em atrativos turísticos do município de Rifaina (SP)”. E o campeão dessa área foi Tadeu Leite Duarte, que desenvolveu a pesquisa “A arte matemática da sobrevivência: saberes e fazeres do homem”.

Na área de biológicas, o terceiro lugar ficou com a acadêmica Juliana Ferla, pelo trabalho “Estudo in vitro da microdureza de resinas compostas diretas utilizando duas técnicas de fotopolimerização: luz visível e laser de Argônio, avaliação 24 horas e 6 meses”. Na segunda colocação, Marcela Lemos de Souza, com a pesquisa “Relação entre desordem do processamento auditivo, vocabulário e teoria da mente em crianças na idade escolar”. E o primeiro colocado foi o estudante de Odontologia, Luís Ricardo Ferreira, com o trabalho “Efeito do consumo crônico de altas doses de cafeína na densidade óssea alveolar: estudo em ratos”.

“Fiquei surpreso com o resultado. Apesar de eu ter dedicado muito tempo e atenção ao meu trabalho, o nível das apresentações estava excelente”, diz Luís Ricardo. “Esses eventos nos propiciam oportunidade de executarmos, na prática, aquilo que realmente queremos seguir”, acrescenta o ganhador.

O critério de avaliação dos trabalhos incluiu três itens: conteúdo, apresentação
e qualidade estética dos pôsteres, cujas notas foram de zero a cinco.
O coordenador de Pesquisa da UnG, professor Mário Lincoln, fez o encerramento da cerimônia e disse que a meta é aumentar, cada vez mais, o número de bolsas no CNPq e a força do evento na Universidade.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar