Acesse:

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Programa de Pós-Graduação abre triagem para tratamento periodontal gratuito

Ao todo, serão oferecidas 240 vagas. Técnica utilizada para o tratamento é realizada em apenas cinco laboratórios no mundo
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Guarulhos (UnG) está selecionando pacientes para tratamento periodontal gratuito. Há, ao todo, 240 vagas, sendo 60 para fumantes, 100 para não-fumantes e 80 vagas para diabéticos. Os interessados devem se inscrever através do telefone (11) 2464-1674.
De acordo com a coordenadora do Programa, que inclui mestrado e doutorado, profa. dra. Magda Feres, todas as formas de tratamento estudadas já são aprovadas e utilizadas no dia-a-dia da clínica. “O grande diferencial dos nossos estudos é o acompanhamento não somente clínico, mas também microbiológico de todos os pacientes. Isso permite um melhor detalhamento dos resultados e conseqüentemente uma “personalização” dos tratamentos para cada tipo de paciente, como os fumantes e diabéticos”. A técnica utilizada para a avaliação do efeito das terapias sobre a microbiota é chamada “Checkerboard DNA-DNA hybridization”, realizada em apenas seis laboratórios no mundo, entre eles o Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular da UnG.
A iniciativa recebe financiamento do governo brasileiro, através da Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e do governo americano por meio do National Institutes of Health. “Em 2004, publicamos um artigo científico mostrando que a composição das bactérias da boca pode variar entre os diferentes países. Como foi a primeira informação desse tipo na literatura mundial, esse artigo gerou grande impacto no meio acadêmico, de tal forma que atualmente o grupo de pesquisa da UnG recebe verba de ambos os governos para estudar o diagnóstico e tratamento das periodontites na população brasileira” , enfatizou Feres, uma das mais renomadas pesquisadoras mundiais na área.
Entre 2004 e 2007, mais de 600 pacientes já foram beneficiados pela ação da Universidade.

Os atendimentos acontecerão na Clínica de Odontologia da UnG. As inscrições serão aceitas apenas até as vagas serem preenchidas.

Doença Periodontal
De acordo com a docente, a periodontite é uma doença infecciosa causada por bactérias, e acomete os tecidos periodontais que suportam os dentes (gengiva e osso alveolar). Entre os sintomas da patologia estão sangramento da gengiva, presença de cálculo dentário (tártaro) e mau hálito. “A periodontite pode estar associada a uma carga muito alta de bactérias agressivas à saúde, disseminando um processo inflamatório na boca. Estudos recentes têm levantado várias suspeitas de que a infecção pode funcionar como fator de risco para outras alterações sistêmicas, como parto prematuro, doenças cardiovasculares e infecções pulmonares”, explica a doutora Feres. “O tratamento é importante não somente para a saúde bucal, mas também para a saúde geral do indivíduo”, complementa.
Muitas vezes a pessoa não percebe os sintomas, mesmo em alguns casos avançados da doença. O contrário também pode ocorrer, o indivíduo pode ter uma simples gengivite e ter a sensação de apresentar sintomas graves de periodontite. Isso acontece porque os reflexos como sangramento, gengiva dolorida e mau hálito são comuns às duas doenças.

Dados oficiais do Ministério da Saúde apontam a seguinte prevalência da doença:

Entre 27% e 31% dos indivíduos entre 35 e 54 anos apresentam periodontite moderada.

Entre 8% e 16% dos indivíduos entre 35 e 54 anos apresentam periodontite avançada.

Entre 7% e 16% dos indivíduos entre 20 e 34 anos apresentam periodontite moderada.

Entre 0.1% e 4.3% dos indivíduos entre 20 e 34 anos apresentam periodontite avançada.

Serviço
Triagem para tratamento periodontal gratuito
Iniciativa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Guarulhos
Informações e inscrições: (11) 2464-1674/2464-1769
Compartilhe:

Voltar