Acesse:

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Universidade UNG oferece tratamento periodontal gratuito

Todo o tratamento será gratuito, além das consultas de manutenção

A Universidade UNG está selecionando pacientes para o tratamento de doenças periodontais. São 165 vagas para pacientes não fumantes e 30 vagas para pacientes fumantes e diabéticos. Todos precisam ter doença periodontal (ex: sangramento, inflamação ou retração nas gengivas ou dentes amolecidos). Todos os pacientes que se qualificarem para o estudo receberão tratamento periodontal, avaliação clínica e da composição das bactérias presentes em sua boca. Todo o tratamento será gratuito, além das consultas de manutenções que eles poderão fazer na Universidade até um ano após a finalização do tratamento. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2464-1726 ou pelo e-mail perio@ung.br.                                             As doenças periodontais são infecções graves que podem levar a perda dos dentes, podem aumentar o risco para doenças cardiovasculares e partos prematuros, além de estarem associadas com uma alta carga de bactérias agressivas que podem entrar na corrente sanguínea e causar infecções em outras partes do organismo. Durante décadas essas infecções vêm sendo tratadas principalmente por métodos mecânicos de remoção dessas bactérias, incluindo raspagem das raízes dos dentes e cirurgias.

Os estudos clínicos fazem parte das pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Odontologia. “Nosso grupo de pesquisa na Universidade Guarulhos tem contribuído substancialmente para o avanço do conhecimento nessa área nos últimos anos”, destaca Magda Feres, coordenadora do Programa.

 

Excelência na Odontologia

Recentemente a UNG, em parceira com a Universidade de São Paulo (USP) e a Colgate Palmolive USA inaugurou o projeto Latin America Oral Health Association (LAOHA), com sede na Universidade. O programa visa formar pesquisadores doutores de outros países da América Latina ou outras regiões do Brasil, que possam multiplicar esse conhecimento em seus países/regiões de origem.

A primeira aluna comtemplada com a bolsa de doutorado pelo projeto foi à chilena, Belén Retamal-Valdés.  “Conheci a UNG ainda na graduação. Em contato com a Professora Magda Feres, uma das mentoras do projeto e referência mundial em pesquisa sobre tratamento periodontal, viajei para o Brasil e realizei um estágio nas áreas de microbiologia e periodontia clínica. Depois de um ano voltei ao Brasil e realizei o meu Mestrado na UNG. Sinto-me honrada em ter sido a primeira aluna bolsista selecionada para o doutorado da LAOHA. É uma grande responsabilidade”, revelou a estudante.

Além do financiamento das bolsas de pesquisa e um fundo-reserva para que esses alunos possam viajar para apresentar resultados dos seus estudos nos mais importantes congressos da área odontológica, o projeto deverá abranger outras atividades, como a organização de eventos internacionais e a realização de estudos multicêntricos que envolvam a UNG, a USP e outras instituições de ensino e pesquisa da América Latina. 

Compartilhe:

Voltar