Acesse:

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

UnG inaugura novas instalações do Laboratório de Enfermagem

Todos os alunos da graduação e pós-graduação em Enfermagem, assim como acadêmicos de outros cursos da saúde, poderão utilizar o laboratório como ferramenta de aprimoramento profissional
Portal UnG (01/10/2008) – No último dia 23, a Universidade Guarulhos (UnG) inaugurou as novas instalações do Laboratório de Enfermagem. Segundo a diretora do curso, professora Maria de Belém Gomes Cavalcante, as mudanças são de grande valia, pois possibilitarão maior integração entre docentes e discentes dentro do contexto da assistência à comunidade. “Certamente esse investimento solidificará a motivação para a aprendizagem e, especialmente, para a integração dos vários estágios da formação profissional”, diz a diretora.

O laboratório conta com novidades como: ambientes que reproduzem uma unidade de saúde, infra-estrutura adequada para simulações, com leitos e manequins que permitem avaliações cardíaca, pulmonar, abdominal, entre outras. “Esse espaço oferece recursos que possibilitam ao aluno executar técnicas práticas. É o local onde o acadêmico pode desenvolver e testar suas habilidades sem riscos para si e para o paciente, repetindo quantas vezes necessitar, sempre com a supervisão de um professor. Essa vivência facilita o processo de ensino-aprendizagem do aluno já que neste ambiente a ansiedade é mínima, o que não ocorre na situação real vivenciada numa unidade hospitalar”, explica a professora Belém.

Estudo prático utilizando manequins, exame físico, sinais vitais, lavagem das mãos, colocação de luva estéril, paramentação, montagem de caixas e salas cirúrgicas, técnicas de cuidado com feridas, curativos, mecânica corporal, higienização, oxigenoterapia, nebulização, soroterapia, sonda nasogástrica, aplicação de medicamentos, cuidados com o corpo pós-morte, procedimentos com bomba infusora, são algumas das técnicas ensinadas no laboratório.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar