Acesse:

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Debates e oficinas marcam a semana de comemoração ao Dia da Consciência Negra

Evento foi organizado pelo curso de Serviço Social da UnG e expôs questões sobre etnia, gênero e mulher
Portal UnG (19/11/2008) – Embora o Dia da Consciência Negra seja comemorado no dia 20 de novembro, o curso de Serviço Social da UnG se antecipou e realizou uma série de atividades para marcar a data.

Na segunda-feira (17), especialistas de diversas entidades ligadas às questões de raça, gênero, racismo e desigualdades ético-raciais participaram de debates e mesas-redondas. Estudantes do curso, além de expectadores, atuaram como protagonistas na organização de oficinas abertas gratuitamente à comunidade.
O evento foi realizado em parceria com o curso de Enfermagem da UnG.

O Dia da Consciência Negra, que é celebrado em centenas de eventos pelo País, lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.

Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, chegaram à conclusão de que 20 de novembro tinha sido a data de execução de Zumbi e a estabeleceram como Dia da Consciência Negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado a incorporou como dia de celebração nacional. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou a data como parte do calendário escolar brasileiro.

De acordo com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 225 municípios brasileiros, de um total de 5.561, decretam feriado no dia.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar