Acesse:

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sucesso profissional: Fabio Fukuda, ex-aluno da UnG, trabalha em multinacional nos EUA

Entre os planos do egresso está o de se tornar professor universitário e, quem sabe, voltar à Instituição para lecionar
Psicólogo formado pela UnG, Fábio Fukuda (28), é o verdadeiro exemplo de aluno comprometido. Atualmente, trabalhando na Cummins, empresa multinacional na qual exerce o cargo de Líder de Treinamento Global de Sistemas de RH (HRIS Global Training & HR Processes Integration Leader), Fukuda, que passou férias no Brasil, contou ao Portal UnG um pouco de sua trajetória para alcançar o sucesso profissional.

“Em janeiro de 2005 soube que a Cummins do Brasil (com sede em Guarulhos) estava precisando de um estagiário. Resolvi mandar o meu currículo e, depois de um longo processo, fui selecionado para a vaga”, diz o psicólogo. Quanto ao fator preponderante à conquista do cargo, sem hesitar, ele responde que seu grande diferencial foi a fluência do inglês, aliada a uma boa formação acadêmica. “Naquela época eu era professor de inglês. Sem dúvida, o domínio do idioma foi fator determinante. Além disso, durante a entrevista, me senti no mesmo nível de conhecimento dos demais concorrentes”, diz Fábio se referindo à faculdade.

“A UnG sempre me deu o suporte necessário para que eu desenvolvesse as minhas competências e habilidades. Já dei treinamento para pessoas de mais de 40 países e, em todos, faço questão de falar sobre a minha formação acadêmica, pois para mim é motivo de orgulho”, relata. O jovem psicólogo acredita, ainda, que o conhecimento não é propriedade de ninguém. Para ele, as ferramentas estão ao alcance de todos, basta acreditar e correr atrás. “O mercado de trabalho está concorrido em todas as áreas. Você tem sempre que buscar o algo mais, investir em conhecimento e na troca de experiências.”

Após seis meses trabalhando como estagiário, Fábio foi efetivado e passou a atuar na área de comunicação interna da empresa. Passado mais um semestre, recebeu, de sua atual diretora, o convite para ajudar na implementação de um projeto no Brasil e, depois disso, veio a proposta para trabalhar nos Estados Unidos. “A Cummins tem um sistema global de Recursos Humanos e, atualmente, o meu papel é liderar todos os treinadores desse sistema no mundo”, explica Fukuda.

As próximas metas do profissional são entrar para o mestrado em Negócios com ênfase em RH, na Universidade de Tennessee, e se tornar professor universitário. “Quem sabe um dia eu não volte à UnG como professor, não é? Seria um prazer”, diz.

Para os alunos que pretendem ser profissionais bem-sucedidos, Fabio dá a dica: toda empresa é feita de pessoas, não importa o que ela produza. A área de RH, por exemplo, está em ampla expansão. O profissional de RH é visto, hoje, como um parceiro e está cada vez mais inserido no papel estratégico de qualquer organização.
CUMMINS NO BRASIL
A Cummins foi fundada em 1919, nos EUA, com o intuito de produzir motores diesel para caminhões e ônibus, que seriam mais econômicos e resistentes que os motores a gasolina disponíveis na época. Mas foi em 1974 que a empresa iniciou suas atividades industriais em Guarulhos (SP) com a Cummins Brasil. Produzindo uma variada gama de motores, a empresa fornece para diversos segmentos, entre eles: caminhões de todos os portes, picapes, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Em setembro de 2000, a Cummins passou a atuar também na fabricação, venda e locação de geradores de energia, por meio de colaboradores credenciados. Ao todo, a empresa possui 37 mil funcionários divididos em 143 países.
Compartilhe:

Voltar