Acesse:

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Paddac encerra atividades do primeiro semestre

Integrantes dos grupos deram depoimentos sobre a participação nas ações do programa e realizaram apresentações teatrais e musicais
Portal UnG (01/07/2009) – Olhos atentos, sorriso no rosto e a satisfação do dever cumprido. Esse foi o clima que marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre do Paddac (Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitário), uma iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário da UnG.

A abertura do evento contou com a participação da reitora, profa. dra. Dumara Sameshima, do vice-reitor Acadêmico, prof. PhD Carlos Alberto Vicchiatti, além da Orquestra Pimentinha, composta por jovens carentes do bairro dos Pimentas, em Guarulhos, e regida pelo maestro Vanderlei Banci.

Os integrantes das ações do Paddac (Grupo de Apoio Multidisciplinar ao Paciente com Câncer; Programa de Atendimento Multidisciplinar para Adultos; Goam; Goami; e Educação e Saúde de Crianças e Adolescentes) se reuniram no Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro da Universidade para acompanhar uma série de apresentações culturais, todas produzidas e atuadas por eles mesmos.

Elaine Cristina Bueno, de 36 anos, sempre teve problemas com a obesidade e conta que nos últimos meses não se olhava no espelho e nem saia de casa. “Minha auto-estima estava muito baixa, não tinha ânimo para nada, só queria ficar no meu quarto”, explica a paciente, que ganhou uma simbólica premiação por ter perdido nove quilos e meio durante os três meses de encontro.

Enquanto Elaine faz parte da turma de iniciantes do Goam, Aparecida Cristina Silva, de 48 anos, é frequentadora assídua desde 2008. “Fiquei sabendo das atividades oferecidas através da minha filha, estudante da UnG, desde então não parei mais”, afirma. Ela diz que as aulas são motivadoras e que todos se ajudam em momentos de fraqueza. “Os professores são ótimos, extremamente preocupados, não nos deixam desistir diante dos obstáculos”, conclui.

Além dos programas fixos, o Paddac também desenvolve palestras e outras ações de acordo com a necessidade de cada comunidade. “Atualmente, realizamos um trabalho de aconselhamento com os funcionários do Poupatempo Guarulhos, com visitas e apoios psicológicos”, afirma o coordenador da iniciativa, prof. José Cândido Cheque.

Em funcionamento desde 1982, o Paddac já atendeu mais de 130 mil pessoas em grupo e individualmente. Entre os cursos envolvidos com o programa estão Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. “Os pacientes que frequentam as iniciativas do Paddac conquistam qualidade de vida e participam de uma ação que é de extrema importância para a comunidade: a inserção social”, explica Cheque. “Além disso, permitem que os estudantes da UnG coloquem em prática aquilo que aprendem em sala de aula. Sem esse voluntarismo, o trabalho seria inviável”, garante.

No início do próximo semestre, o Paddac receberá inscrições para os grupos de apoio. Informações: (11) 2464-1737.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar

Notícias Relacionadas


sexta-feira, 1 de julho de 2016
PADDAC encerra atividades do semestre com confraternização

terça-feira, 24 de junho de 2014
Fatos e Fotos: Paddac encerra atividades do semestre

quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Fatos e Fotos: Paddac encerra as atividades do semestre

terça-feira, 25 de junho de 2013
Fatos e Fotos: Paddac encerra atividades do semestre

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Paddac encerra as atividades do ano

quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Paddac encerra atividades do semestre

terça-feira, 30 de novembro de 2010
Fatos e Fotos: Paddac encerra atividades com apresentações culturais

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Paddac encerra as atividades do semestre

quinta-feira, 26 de junho de 2008
Paddac encerra atividades do semestre com festa

quinta-feira, 28 de junho de 2007
Evento cultural encerra atividades do Paddac