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sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alunos de Comunicação Social assistem palestra sobre Direitos Autorais do Jornalista

Ausência de crédito, plágio e adulteração do texto original são os direitos mais violados no Brasil
Portal UnG (11/09/2009) – O alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda assistiram na noite do dia 09 a palestra “Direitos Autorais do Jornalista”, ministrada pelos diretores da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais (Apijor), Paulo Canabrava e Frederico Ghedini.

A discussão abordou temas ligados aos textos jornalísticos sem créditos em jornais, revistas, sítios e portais da internet, bem como nas emissoras de rádio e TV, que veiculam obras e imagens com conteúdo de seus respectivos autores. “A grande maioria dos estudantes de comunicação não tem conhecimento sobre a Legislação Brasileira de Direito Autorais, importante não apenas para o jornalista, mas também para o publicitário, que cria inúmeras peças, marcas e campanhas”, afirma Paulo.

Os cinco direitos mais violados no Brasil, segundo Canabrava é a ausência de créditos, o plágio, a adulteração do texto original e a reutilização da obra sem a devida autorização. “Jornalista é autor e precisa conhecer seus direitos para evitar problemas futuros. É importante que o comunicólogo saiba trabalhar com segurança, a fim de evitar transtornos para si e para a empresa em que presta serviço”, explica o jornalista.
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