Acesse:

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mostra do LEMa: “Exemplos de responsabilidade e dedicação”

Coordenadora da XXV Mostra do LEMa diz que sucesso do evento deve-se, especialmente, ao comprometimento dos alunos
Portal UnG (11/11/2009) – Durante a trajetória da Mostra do LEMa, que chegou na última semana à sua 25.ª edição, ficou evidente a influência dos jogos no entendimento da ciência dos números. Visto por muitos como um bicho-de-sete-cabeças, a Matemática conquistou ares de simplicidade com o evento, que possibilitou o entendimento de operações complexas por meio de atividades lúdicas.

Essa evidência é fruto de observações práticas durante a realização das mostras. Na que se encerrou na última sexta-feira (06), por exemplo, uma criança aprendeu a contar. “Essa pequena não realizava contagem mentalmente. Após brincar com um dos jogos expostos, passou a fazê-lo com o avançar do desafio, sob orientação e supervisão do monitor, futuro professor de Matemática”, contou ao Portal UnG a coordenadora da Mostra do LEMa, profa. Ana Maria Pires. “Esse depoimento revela, mais uma vez, o potencial do uso de jogos em sala de aula, entre outras possibilidades”, complementou.

Nesta edição da Mostra, 15 novos jogos foram apresentados aos visitantes, cujo número passou dos 400 durante os três dias de atividades. Os organizadores ainda resgataram outras seis criações que compõem o acervo de quase 400 peças do Laboratório de Ensino Matemática.

Segundo Ana Maria, eram propostas do evento divulgar o uso de estratégia diferenciada na prática docente; evidenciar o trabalho de pesquisa, criação, estudo e confecção de jogos lógicos, realizados pelos alunos do 6.º semestre do curso de Matemática; possibilitar a vivência desses jogos por parte da comunidade interna e externa à Instituição; e viabilizar a confecção de jogos do acervo do LEMa, apresentados em Mostras anteriores. “Considero que os objetivos foram satisfatoriamente alcançados, com a participação de alunos da educação básica e do ensino superior, de professores de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e de familiares dos protagonistas desta Mostra”, disse a docente.

Protagonistas, aliás, que deram exemplo de responsabilidade e dedicação. “Vinte e sete licenciandos do curso de Matemática trabalharam, nos três dias, com postura exemplar. Ressalto o orgulho do trabalho cumprido que demonstraram aos seus familiares, aos professores do curso, aos colegas da UnG e aos demais visitantes”, apontou a coordenadora do LEMa.

VI Simpósio e Matemática
Paralelamente à 25.ª Mostra do Laboratório de Ensino Matemática, o curso promoveu a 6.ª edição de seu Simpósio. A atividade foi oficialmente aberta com a apresentação do Coral UnG e realização de mesa redonda sobre a importância da pesquisa na formação do educador. Participaram do debate a reitora da UnG, profa. dra. Dumara Sameshima – graduada em Matemática –, o vice-reitor Acadêmico, prof. PhD. Carlos Alberto Vicchiatti, e o diretor do curso de Matemática da Universidade, prof. ms. Sylvio Vieira Oliveira.

Oficinas, palestras e minicursos sobre diversas temáticas complementaram a programação do Simpósio.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar