Acesse:

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cursos da UnG promovem ação social de maneira interdisciplinar

Projeto que integra Administração e Turismo arrecada roupas e alimentos e faz a alegria de crianças e idosos
Portal UnG (03/12/2009) – Pessoas que acreditaram em suas capacidades e colocaram a mão na massa. Foi assim que alunos do 4.º ano de Administração de Empresas da UnG se reuniram no Projeto Mãos do Bem. Dentro da disciplina de Análise e Elaboração de Projeto, os futuros administradores organizaram a arrecadação de roupas e alimentos, depois destinados à Associação São Geraldo, em Guarulhos.

Sob orientação da profa. Maísa Alves, os estudantes tiveram de planejar e controlar toda a dinâmica da ação, o que envolveu comunicação, arrecadação, recreação e alimentação, além da busca de parceiros e criação de infraestrutura e logística para o bom funcionamento do projeto. “A função social do administrador é a de manter sua empresa viva, para manter viva assim a sociedade. Acredito na universidade como caminho para a ascensão social do jovem, e que uma vez ascendidos, poderão contribuir com a população que está na base da pirâmide social”, afirma Alves.

O esforço dos estudantes resultou em evento promovido na própria Associação, no último dia 28, que reuniu ainda alunos de Turismo em atividades recreativas com crianças e idosos. A garotada pôde se divertir na piscina de bolinha, cama elástica, entrarem no clima de Natal com a chegada do Papai Noel e se deliciar com café da manhã e almoço preparados pelos alunos.

Idosos e alguns moradores de rua acolhidos pela instituição participaram das atividades assistidas pela equipe de recreação e puderam dividir histórias e experiências com os jovens. “Com os idosos me senti criança de novo”, declarou a estudante Aline Barros. “Eles são sábios e engraçados. Apesar das limitações da idade, eles são exemplo de persistência, vontade e jovialidade”, complementou.

A também aluna Juliana Alanis disse que a ação possibilitou grande aprendizado, como ouvir mais as pessoas, acreditar no seu potencial e realizar metas no prazo. “Aprendi que é possível aproveitar situações ruins e boas para nosso crescimento. Sinto que amadureci muito como pessoa”.

“Acredito que os maiores beneficiados fomos nós, que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto a situação de cada um daqueles que ali estavam. Vimos o quanto é insignificante bens materiais: a maior riqueza pode estar num abraço, num sorriso”, enfatizou o estudante Cristiano Vieira.

A iniciativa contou com o apoio de empresas da região; da professora de Recreação, Claudia Parra; do diretor do curso de Administração, prof. Claudio Cunha; e da diretora do curso de Turismo, profa. Vera Biojone, que realizaram uma ação interdisciplinar capaz de promover o sorriso espontâneo de crianças e o olhar atento de idosos.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar