Acesse:

terça-feira, 8 de agosto de 2006

IES Particulares unem-se para formar rede tecnológica

O objetivo é disponibilizar a produção de conhecimento das universidades e suprir a necessidade empresarial por inovação tecnológica.
Para atender à demanda de atualização tecnológica do mercado e incentivar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, a UnG – Universidade Guarulhos, a Univap – Universidade do Vale do Paraíba e a Unicid – Universidade Cidade de São Paulo unem-se para criar uma rede tecnológica.
Inspirada em um modelo internacional bem-sucedido e estimulada pelo Crub – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, a idéia dessa parceria começou a se delinear em um encontro entre o chanceler da UnG, professor Antonio Veronezi, e o reitor da Univap, Baptista Gargione Filho, com a proposta de reunir as IES Particulares em um objetivo comum: aumentar a participação das universidades na introdução de novas tecnologias para a sociedade.
Os resultados aparecem já no primeiro encontro para a implantação da Rede Tecnológica, ocorrido em 4 de agosto, sexta-feira, na UnG, onde foi apresentado um projeto temático para congregar os pesquisadores e suas universidade: “Educação Ambiental Urbana”, que permite o envolvimento de especialistas e programas das três universidades e de outros novos parceiros.
A reunião, comandada pelo reitor da UnG, prof. Dr. Valmor Bolan, e pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UnG, prof. Nelson Figueiredo Filho, teve a participação do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univap, Marcos Tadeu, do Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, Renato Amaro Zângaro, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicid Jair Militão da Silva, dos coordenadores de Pós-Graduação da UnG Antonio Manoel Oliveira, Mário Lincoln Etchebehere, Magda Feres e dos professores Wilson Aroma e Márcia Motta.
Valmor Bolan disse “A universidade é o ninho da inteligência. Nossa vocação é estar à frente do mercado e não vir a reboque dele. Esse é o nosso papel no processo de articulações com as demais forças da sociedade economicamente organizada”. Para o reitor da UnG “temos de ter uma atitude pró-ativa, exercer liderança e nos antecipar à crise”.
Com a implantação da rede, as IES pretendem caminhar juntas no processo de consolidação de suas pesquisas e serão as agências de fomento, como a Fapesp, o CNPq e organismos internacionais, que darão sustentação financeira aos programas de pós-graduação.
O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univap, Marcos Tadeu, anunciou que “a Univap está pronta para dar novos passos rumo à “inovação tecnológica” e essa parceria vai acelerar esse processo”. Ele disse ainda que “assim, vamos brigar para que todos cresçam para atender ao mercado”.
O pró-reitor da Unicid, Jair Militão, disse que “definida a linha de pesquisa, vamos contribuir na área da educação, que é uma das áreas de pesquisa da Unicid”.
Bolan acrescentou: “Buscamos uma maior exploração do aspecto de aplicação da pesquisa, possibilitando uma maior interação das universidades com o setor produtivo e uma maior participação na introdução de novas tecnologias para a sociedade”.
A próxima reunião, marcada para 15 de setembro, às 14h, na Unicid, já tem pauta definida, contará com a presença de especialistas das três universidades e está aberta a novos participantes que queiram somar esforços nessa parceria.
Compartilhe:

Voltar