Acesse:

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Direito reúne especialistas em debate sobre a cidadania

Mais de mil pessoas participaram da iniciativa, que abordou os direitos e deveres dos cidadãos
Portal UnG (27/09/2010) – Na última sexta-feira (24), o curso de Direito da UnG promoveu a 1.ª edição do Simpósio sobre Cidadania. Realizado na Unidade Guarulhos-Dutra da Instituição, o evento reuniu mais de mil pessoas para debater os direitos e deveres dos cidadãos.

Na condução das discussões estavam Fernando Capez (procurador de Justiça, deputado estadual (SP) e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Arnaldo Madeira (sociólogo e deputado federal – SP) e Fábio de Souza Santos (presidente da OAB-Guarulhos). Também participaram o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, o diretor do curso de Direito, desembargador Paulo Dias de Moura Ribeiro, e o candidato a deputado federal pelo PSDB, Carlos Roberto.

Durante a abertura do Simpósio, Ribeiro salientou a importância do evento para a reflexão sobre o papel das instituições no País. Enfatizou ainda que o fato de os debatedores serem também do meio acadêmico, com passagem por instituições de ensino superior, possibilitaria maior convergência de ideias com os universitários presentes. “Esse evento deve ser aplaudido. Mostramos que a educação pode e deve dar grande contribuição para a prática da cidadania consciente”, apontou.

Para o professor Antonio Veronezi, a cidadania não é apenas feita de direitos, mas também de deveres. Segundo ele, a proposta do evento surgiu após os encontros do Ideário Político, realizado no primeiro semestre pela UnG visando o debate democrático e crítico na sociedade.

O deputado estadual Fernando Capez, candidato a reeleição pelo PSDB, falou sobre a importância dos advogados para a garantia de um Estado organizado e dos direitos dos cidadãos. Também enfatizou que o direito ao voto é a mais contundente expressão da cidadania. O mesmo pensamento foi compartilhado pelo presidente da OAB-Guarulhos. Segundo Fábio de Souza Santos, a mudança social no País deve iniciar pelo voto consciente.

Em tom mais crítico, Arnaldo Madeira atribuiu os problemas sociais da nação à crise pela qual passa o parlamento brasileiro. “É preciso reverter esse quadro de fragilidade para pensarmos em crescimento econômico e desenvolvimento social”, afirmou.

Ao final das apresentações, os palestrantes responderam a perguntas da plateia.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar