Acesse:

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mestrado em Enfermagem é destaque em eventos científicos

Portal UnG (23/11/2010) – Professores do Mestrado em Enfermagem da UnG participaram neste semestre de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Veja onde os docentes foram destaque:


Conference of the Global Network of the WHO Collaborating Centers for Nursing and Midwifery

O semestre iniciou com acontecimento de destaque na enfermagem brasileira. Entre os dias 28 e 30 de julho, foi realizada em São Paulo a VII Conference of the Global Network of the WHO Collaborating Centers for Nursing and Midwifery. Na ocasião, líderes nacionais e internacionais na área da Saúde, como o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, e a diretora geral da OMS, Margaret Chan, discutiram diversos assuntos relacionados ao setor de saúde. Mais de 40 países foram representados por profissionais. A conferência de encerramento foi apresentada pela diretora da Escola de Enfermagem da Penn University (EUA), dra. Afa Ibrahim Melei, autora da “Teoria da Transição”. A docente, que é considerada atualmente o talento acadêmico mais reconhecido na enfermagem internacional, foi assessorada durante o evento pela professora do Mestrado em Enfermagem da UnG, profa. dra. Edna Arcuri. Ela mantém atividades de intercâmbio ao lado de Melei.


Congresso Brasileiro de Queimaduras

Durante a 7.ª edição do Congresso Brasileiro de Queimaduras, realizado em Porto de Galinhas, Pernambuco, de 13 a 16 de outubro, foi apresentado o trabalho “Estudo epidemiológico das sequelas de queimaduras: 12 anos de experiência da Unidade de Queimaduras da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP”, o qual contou com a participação da profa. dra. Viviane Fernandes de Carvalho, do Mestrado em Enfermagem da UnG. A docente recebeu o Prêmio Nelson Picolo de melhor pesquisa apresentada durante o evento.


International Scientific Conference – Health Work and Social Responsibility

A profa. dra. Arlete Silva, também do Mestrado em Enfermagem da UnG, participou da 8.ª edição da International Scientific Conference – Health Work and Social Responsibility, patrocinada pela International Occupational Hygiene Association (IOHA), realizada em Roma (Itália), entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. Na ocasião, foram apresentados resultados de três estudos envolvendo relatório PIBIC-CNPq, dissertação de Mestrado UnG e parceria com docentes da USP. Respectivamente: Silva A, Santos SR. Referred morbidity by the student-workers of the undergraduate nursing program at Guarulhos University; Salles CLS, Silva A. Accidents at work that occurred to the health professionals at the differents steps to the Management Plan for Health Services Waste.- Baptista PCP, Silva A, Felli VEA. Female nursing workers suffering from Work-Related Musculoskeletal Disorders (WRMD): an analysis of the social determination.


World Congress on Pain – IASP

A profa. dra. Karine São Leão participou da 13.ª edição do World Congress on Pain – IASP, realizado entre 29 de agosto e 3 de setembro, em Montreal, Canadá. Ela apresentou duas pesquisas: “How clinical and demographic characteristics affect the self-report of pain interference with physical functioning in chronic pain population?”; e “Predictors of self-report of pain interference with mood, enjoyment of life and relationship with others among chronic pain patients”.

Os estudos foram desenvolvidos em parceria com a equipe liderada pelo prof. Manoel Jacobsen Teixeira, do Instituto da dor do HCFM-USP.

Karine, que é professora da UnG, também participou do 9.ª Congresso Brasileiro de Dor, realizado de 6 a 9 de outubro, em Fortaleza, Ceará. A docente apresentou quatro trabalhos (um oral e três pôsteres) e foi premiada em um deles: “Os plasmática de citocinas pró-inflamatórios”. As demais pesquisas apresentadas foram: “Revisão sistemática dos instrumentos utilizados para avaliar risco de dependência e uso inapropriado de apióides em pacientes com dor crônica não relacionada ao câncer”. “Frequência e característica da dor do tipo breakthrough (dor incidental) em pacientes com dor crônica não relacionada ao câncer”; e “Deficiência de vitamina D e fadiga em pacientes”.

Durante o evento, a docente foi empossada na Diretoria da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) – Brazilian Chapter of the International Association for the Study of Pain (IASP), gestão 2010-2012, na função de secretária.
Compartilhe:

Voltar