Acesse:

quarta-feira, 16 de março de 2011

Após avaliação, Mestrado em Enfermagem eleva seu conceito para 4

Programa é o único do País em IES privada. Produção intelectual foi o item mais elogiado pela Capes
Portal UnG (16/03/2011) – A produção intelectual de docentes em parceria com mestrandos, o tempo de fluxo entre o início e a conclusão da dissertação e a eficiência na formação de mestres foram os grandes destaques na Avaliação Trienal do Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Guarulhos, realizada no final de 2010 pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

De acordo com o parecer da entidade, o curso elevou o conceito em aspectos dos cinco itens avaliados (Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Inserção Social), o que possibilitou o aumento da nota de 3 para 4 – numa escala de 3 a 7.

“O fato de termos passado da condição “Bom” para “Muito Bom” em alguns quesitos dos itens analisados foi decisivo para essa elevação”, disse a coordenadora do Programa, profa. dra. Ana Llonch Sabatés. “Nos últimos três anos, o curso deu um grande salto qualitativo e quantitativo, consolidado no seu indiscutível amadurecimento”.

Essa foi a primeira avaliação do Programa que englobou um triênio completo. A anterior abrangeu dois anos e meio de atividades acadêmicas – de meados de 2004 (quando foi implantado) até o final de 2006. Entre 2007 e 2009 – período analisado agora –, a evolução foi notória. O curso melhorou sua eficiência na formação de mestres; aumentou em 85% o número de autores egressos, com publicações de artigos em periódicos de impacto nacionais e internacionais; e houve ampliação das parcerias com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e Exterior (Hospital das Clínicas, Unicamp, Escola de Enfermagem da USP, University of Texas, M.D. Anderson Câncer Center, Quebec University, Universitá di Milano, entre outras).

Sabatés também destaca a melhoria na infraestrutura, com a inauguração do novo Prédio de Pós-Graduação, abertura de laboratórios e ampliação do acesso a bases de dados internacionais. O corpo docente é outro item elogiado pela coordenadora. “Os professores que compõem o Programa apresentaram grande evolução no que se refere à titulação, experiência e contribuição em atividades de ensino e pesquisa na graduação. Teve, ainda, incremento das atividades internacionais dos docentes, tanto na área editorial quanto acadêmica e em assessorias a eventos científicos e sociedades científicas”, pontuou.

Sobre o futuro do Programa de Mestrado em Enfermagem – único no País em IES privada –, a docente enfatizou que pretende aumentar o número de projetos submetidos a órgãos de fomento, bem como a participação do curso no cenário internacional. Quanto à possível implantação de um doutorado, Ana Sabatés diz que já existe um projeto, o qual será estruturado e amadurecido para, posteriormente, ser enviado para a Capes. “O fato é que já há uma demanda para o curso e iremos trabalhar no sentido de supri-la”, informou.

Saiba mais sobre o curso
Compartilhe:

Voltar