Acesse:

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Docentes do Mestrado em Enfermagem participam de atividades

Diversas atividades acadêmicas e de pesquisa foram realizadas no Brasil e no exterior

Os docentes do Mestrado em Enfermagem da UnG realizaram nos últimos meses diversas atividades pelo Brasil e outros países. Recentemente, a professora Edna Arcuri, pós-doutora pelas universidades de Milão, São Francisco e Oxford, esteve em Milão para apresentar a dissertação da estudante Adriana Paula Jordão Isabella, intitulada “Further Evidence for Hypertension Misdiagnosis Due To Cuff Size Effect In Japanese Followed During 30 Years In Brazil”.

Além dessa missão, a pesquisadora desenvolveu outras atividades acadêmicas e de intercâmbio na cidade italiana, local onde levantou suas hipóteses sobre o prejuízo no diagnóstico precoce da hipertensão, na década de 80. Do mesmo estudo foi extraído trabalho sobre problemas cardiovasculares e gestacionais nas mulheres da amostra estudada, o qual foi premiado em primeiro lugar no Congresso da Sociedade Paulista de Cardiologia (SOCESP), em maio deste ano.

Além de Edna, outros professores também realizaram atividades de destaque neste primeiro semestre de 2013. A 2.ª edição do livro “Enfermagem na Saúde da Mulher”, desenvolvido sob a coordenação das docentes Rosa Áurea Fernandes e Nadia Zanon Narchi, publicado pela Editora Manole, foi lançado e apresenta novidades e ampliação dos conteúdos originais. Rosa também avaliou as provas aplicadas pelo concurso público para contratação de docentes de Enfermagem para a Universidade de Botucatu (Unesp) e para a USP Leste.

Em agosto, a professora Ana Claudia Puggina apresentou o trabalho “O Diagnóstico de Comunicação Verbal Prejudicada segundo a NANDA, NIC e NOC”, durante o Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (Senaden), realizado em Curitiba, Paraná. No primeiro trimestre deste ano, a profissional ainda assumiu a função de editora da ‘Revista Saúde’, publicada pela UnG.

Ana Lonch Sabatés realizou estudos e traduções que serão utilizados em pesquisas na área de pediatria. O trabalho foi desenvolvido juntamente com pesquisadores da Unifesp e de outras IES. A parceria, que completa quatro anos, já resultou em publicações focadas nos estudos do autor  Denver, que fala sobre desenvolvimento infantil nas áreas motoras, de linguagem e adaptação social.

Compartilhe:

Voltar