Acesse:

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mestrado e Doutorado em Odontologia recebem nota 5 em avaliação da Capes

Conceito eleva Programa de Pós-Graduação ao posto de melhor do País em universidade privada. UnG terá acesso ao Portal de Periódicos da Capes
Portal UnG (18/02/2011) – O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Guarulhos (UnG) é o melhor do País em IES privada. A nota 5 atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação trienal colocou o mestrado e o doutorado (ambos acadêmicos) no topo do ranking nacional nas áreas de periodontia, implantodontia e dentística.

De acordo com o parecer, o strico sensu obteve "Muito Bom" nos cinco itens avaliados: Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Inserção Social. "A obtenção do conceito máximo em todos itens deve-se à minuciosa avaliação do Programa por parte da Comissão. Esse resultado é um reconhecimento ao expressivo amadurecimento do mestrado e do doutorado no último triênio", aponta a coordenadora dos cursos, profa. dra. Magda Feres.

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia começou a ser estruturado em 2003, com a implantação do mestrado. O volume de estudos, a experiência dos pesquisadores, a infraestrutura, a popularização da UnG entre as instituições de ensino do Brasil – proporcionada, sobretudo, pelo uso da técnica inédita no País (Checkerboard DNA-DNA Hybridization) – e o bom desempenho na primeira avaliação trienal da Capes foram a base para a aprovação do doutorado apenas quatro anos depois. "A sinergia criada entre professores e alunos revelou-se altamente compensadora para o Programa. Dos docentes vieram a retaguarda técnica e o conhecimento para a orientação às pesquisas dos discentes, que, por sua vez, não pouparam esforços para se debruçar sob os estudos", expôs Feres.

Entre 2007 e 2009 – período avaliado pela Coordenação –, 12 professores permanentes produziram 125 artigos científicos; 18 projetos receberam apoio de órgãos de fomento nacionais (Fapesp e CNPq) e internacionais (NIH), totalizando mais de R$ 1,3 milhão; 24 pesquisadores de instituições renomadas (USP, Unicamp, UERJ, Fiocruz, entre outras) desenvolveram parcialmente ou totalmente suas pesquisas nos laboratórios de Odontologia da UnG; e oito convênios com centros de estudos internacionais foram firmados, todos eles marcados por atividades científicas de intercâmbio de pesquisadores docentes e discentes para estágios, aulas, publicações conjuntas, etc.

"A evolução do mestrado e do doutorado nos últimos anos é latente", avalia a coordenadora. "Além do que fora citado, o Programa já possui aluno de pós-doutorado e outros desenvolvendo parte da tese no exterior; conquistou uma bolsa de doutorado-sanduíche pela Capes; e teve a recente aprovação de um Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad-Capes), desenvolvido em parceria com a USP para incentivar a pesquisa em Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo", pontuou.

Com o conceito 5 obtido pelo Programa de Odontologia, a UnG completou o ciclo de ótimos resultados em avaliações. Em dezembro de 2010, conquistou nota 4 – entre 5 possíveis – na avaliação de recredenciamento institucional do Ministério da Educação e a elevação dos conceitos de recomendação pela Capes dos mestrado em Análise Geoambiental e Enfermagem (de 3 para 4).

Portal de Periódicos

Além de colocar o mestrado e o doutorado acadêmico em Odontologia na condição de melhor do País – entre as universidades privadas, nas áreas de dentística, periodontia e implantodontia –, a nota 5 na avaliação da Coordenação permitirá à Instituição acesso livre ao Portal de Periódicos da Capes. Trata-se da maior biblioteca virtual da América Latina, que reúne e disponibiliza o melhor da produção científica internacional. Esse portal conta com acervo de mais de 26 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas exclusivamente a patentes, livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
De acordo com o setor de Biblioteca da Universidade, o acesso à UnG deverá ser liberado no segundo semestre deste ano e beneficiará toda Instituição.
Compartilhe:

Voltar