Acesse:

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

4.ª Conferência de Turismo reúne grandes nomes da área

Objetivo do evento foi discutir a regionalização do turismo
Guarulhos e região podem ser muito beneficiadas com a política de regionalização do turismo que vem sendo adotada pelo Ministério do Turismo brasileiro. Enquanto Guarulhos tem um imenso potencial para o turismo de negócios, os municípios vizinhos dividem-se em outros setores como turismo rural e de lazer. Agregar um ao outro poderá beneficiar, mais do que as regiões, os próprios turistas. Foi nesse contexto que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos em parceria com diversas instituições, inclusive a UnG, realizou nessa quinta-feira (31) a 4.ª edição da Conferência de Turismo. Utilizando como palco o Anfiteatro F do Campus Guarulhos – Unidade Centro da UnG, o evento recebeu autoridades e convidados de diversas regiões, entre elas Itaquaquecetuba e Atibaia. De Guarulhos, estiveram presentes o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Yutaka Kanbe, o diretor de Turismo, Adam Kubo, e o presidente do Convention e Visitors Bureau, Marco Ianonni.
De acordo com Kanbe, que representou o prefeito guarulhense Elói Pietá, a regionalização do turismo beneficiará todos os setores da economia de Guarulhos e região. “Ao mesmo passo que temos ótima infra-estrutura para o turismo de negócios, nos falta atrações de lazer, que podem ser encontradas nas cidades vizinhas. Se essa junção ocorrer, com certeza todos ganharão”.
Na visão de especialistas do turismo, a regionalização irá incentivar o desenvolvimento sustentável do turismo nas unidades da federação de forma regionalizada, o que ampliará a oferta turística no Brasil e nos Estados, dará competitividade a produtos regionais, promoverá o desenvolvimento sustentável, fortalecerá as identidades regionais, entre outros benefícios. “O turismo gera 6 mil empregos diretos e indiretos em Guarulhos, além de movimentar 53 setores da economia, que vão do táxi aos restaurantes, hotéis e bares”, explica Kubo, que acredita que a cidade pode se desenvolver ainda mais com essa política.
Um dos setores que mais cresceu nos últimos anos em Guarulhos foi a rede hoteleira, a qual, segundo Marco Ianonni, poderá alavancar ainda mais com a parceria de cidades vizinhas. “A regionalização é extremamente importante para divulgar a cidade como macroregião, o que naturalmente trará desenvolvimento a todos”. Segundo o presidente do Convention e Visitors Bureau, a taxa de ocupação dos hotéis guarulhenses é de 55%.
A discussão sobre o tema foi enriquecida com palestras de grandes nomes da área, como Saskia Freire Lima, técnica da Coordenadoria Nacional do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, e José Bento Desie, coordenador de turismo para o Estado de São Paulo.
De acordo a diretora do curso de Turismo da UnG, profa. Vera Biojone, o evento foi importante também para os alunos, que puderam conhecer as principais características dos turismo regional.
Compartilhe:

Voltar