Acesse:

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Evento reúne pesquisadores da área de Paleontologia

Trabalhos científicos e a troca de experiências entre alunos e professores contribuem para o avanço e a qualidade das pesquisas
Portal UnG (17/12/2009) – Paleontólogos, alunos e professores da UnG e de outras instituições estiveram presentes na Universidade Guarulhos-Centro para a abertura da Reunião Nacional da Sociedade Brasileira de Paleontologia (Paleo SP -2009) Núcleo São Paulo, promovido nos dias 17 e 18 de dezembro. Com o tema “Estado da Arte da Paleontologia no Estado de São Paulo”, o evento discutiu questões ligadas ao avanço das pesquisas nos diversos campos da Paleontologia e traçou novas perspectivas para a divulgação dos trabalhos em publicações nacionais e internacionais.

O primeiro dia da reunião foi marcado pela homenagem póstuma ao prof. dr. Sergio Mezzalira, importante paleontólogo, falecido neste ano, responsável por estudos sobre o solo e o subsolo do Estado de São Paulo. O prof. dr. Marcello Simões, autor de mais de 70 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior recebeu o prêmio de Produtividade Científica Paulista que, a partir desse ano, homenageia Mezzalira. “Hoje, temos pesquisadores experientes, professores e alunos tentando se espelhar na trajetória dos docentes para aprimorar a própria formação”, afirma a reitora da UnG, prof. dra. Dumara Sameshima.

Em quase 40 anos de história, a UnG vem desenvolvendo importantes pesquisas nos campos da Paleontologia por meio do Laboratório de Geociências e do Programa de Mestrado em Análise Geoambiental, que culminaram na participação dos discentes em congressos, simpósios e viagens técnicas e na publicação da Revista Cientifica UnG Geociências.

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade, Fabíola Fabrício Braz encontrou no campo da Paleobotânica um universo de pesquisa pouco conhecido. “O estudo da fauna e da flora é crucial para que as pessoas entendam que as plantas são indicadores climáticos bem como o processo de evolução do planeta”, explica a ex-aluna que inicia no mestrado.

Palestras com importantes paleontólogos como os professores doutores Setembrino Petri, William Sallum Filho e Thomas Rich Fairchild, apresentações orais de pós-graduandos e profissionais com mestrado ou doutorado concluído e exposição de painéis com pesquisas em andamento fizeram parte do ciclo de atividades do evento. “O evento foi uma ótima oportunidade tanto para os mais experientes quanto para os estudantes”, diz a professora do Programa de Mestrado em Análise Geoambiental da UnG e presidente da comissão organizadora da Paleo SP – 2009, dra. Mary Bernardes-de-Oliveira.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar