Acesse:

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Sorteios de brindes e lançamento do trote solidário marcam o evento de recepção aos calouros

O Portal UnG apurou entre os novos estudantes os motivos que os levaram a optar pela Universidade. Qualidade educacional e proximidade foram as características mais citadas. Veja aqui as fotos da recepção
Portal UnG (05/08/2008) – A representante comercial Deyane Alexandre de Melo se surpreendeu logo no primeiro dia de aula: “Chegamos tensos e com muito expectativa na Universidade. Ser recepcionada desta maneira quebra o gelo e colabora para conhecermos os serviços da Instituição e os colegas de turma”, enfatizou, referindo-se à recepção aos calouros organizada pela Vice-Reitoria de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário.

O evento, que teve início na última sexta-feira com a apresentação de serviços da Universidade aos estudantes da Unidade Metrô Jabaquara, chegou nesta segunda-feira, dia 4, à Unidade Guarulhos-Centro da UnG, onde está concentrada a grande maioria dos estudantes da Instituição.

Com o Anfiteatro F lotado – aproximadamente 600 estudantes acompanharam a realização –, a vice-reitora de Extensão, profa. Maria Helena Krüger, deu início à recepção exibindo um vídeo com uma mensagem do chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi, e seguiu apresentando aos novos integrantes do corpo discente a estrutura administrativa da UnG, composta por reitor e vice-reitores; e alguns dos projetos da Vice-Reitoria de sua responsabilidade, como o programa de bolsa de estudos; o projeto de apoio aos alunos portadores de deficiência, que terá iniciativas como a adequação dos campi, em especial o Guarulhos-Centro; o Sempre (Setor de Monitoramento de Egressos); e o Programa de Apoio Psicopedagógico, cujo papel é oferecer apoio psicológico e cursos gratuitos voltados à correção de deficiências escolares, como Língua Portuguesa e Matemática.

A vice-reitora ainda citou outras ações de cunho social desenvolvidas pela Universidade que necessitam do apoio dos estudantes. “Hoje, para o mercado de trabalho, não basta ser um profissional tecnicamente preparado, é preciso ser cidadão e ser humano na sociedade, imbuído de um trabalho de cidadania participativa e responsabilidade social”, expôs.

Maria Helena pegou o contexto como gancho para citar a iniciativa da UnG de promover o trote solidário. Em vez de corte de cabelo e pintura no rosto, o trote neste semestre irá estimular a arrecadação de alimentos. A ação é realizada em parceria com o Banco de Alimentos dos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo, onde a UnG mantém unidades. A arrecadação será coletada pela entidade e distribuída entre as instituições assistenciais cadastradas nos conselhos municipais de cada prefeitura, ou a entidades que não sejam registradas, mas reconhecidas pelo Conselho Municipal de Assistência das cidades como utilidade pública.

A apresentação da vice-reitora foi seguida das exposições da coordenadora da Secretaria-Geral da Universidade, profa. Maria Aparecida Rocco, e da bibliotecária Marta Pião, responsável pela Biblioteca Fernando Gay da Fonseca, da UnG. Ambas falaram sobre os serviços da cada setor, como solicitação de documentos, empréstimo de livros, fontes para pesquisa, etc.

Ao final do evento, foram realizados sorteios de brindes entre os alunos. Ingressos para o cinema, cortesias de restaurantes, livros e porta-retratos estavam entre os itens.

Levantamento – O Portal UnG aproveitou o evento de recepção aos calouros para ouvir da boca dos estudantes a resposta à seguinte pergunta: “Por que a UnG?”. Em uma conversa informal com cerca de dez ingressantes, contatou-se que os quesitos qualidade de ensino e proximidade à residência e/ou ao serviço são as características que mais pesaram no momento escolha. “Moro e trabalho em Guarulhos. Sair da cidade para estudar é desnecessário, especialmente quando há instituições de qualidade”, enfatizou Alex Sandro Santos, que ingressou no curso de Ciência da Computação. Segundo ele, a escolha pela UnG também se deve à insistência do irmão, que está no último ano do mesmo curso. “Eu estava em dúvida entre duas instituições, mas meu irmão expôs para mim as diferenças da UnG. Outro fator que também pesou foi o desconto na mensalidade que recebi justamente por ter um parente como aluno na Universidade”, completou Santos, que trabalha como analista de suporte técnico e pretende, com o curso, dinamizar a carreira.

Pretensão semelhante tem o calouro do curso tecnológico de Marketing, Rogério Santos. Semelhança, aliás, que se estende a outro contexto. A esposa do vendedor é aluna do curso de Pedagogia da Unidade Itaquá da UnG e insistiu para que o marido ingressasse na Universidade. “Ela sempre me fala sobre as qualidades da Instituição e levei isso muito em consideração no momento da escolha”, afirmou. Rogério acredita que o curso de Marketing servirá de cartão de visita para angariar mais clientes, “Depois disso, porém, pretendo realizar o antigo desejo: de cursar Educação Física, mas por prazer de fazê-lo”, disse.

De maneira geral, além da qualidade do ensino, os estudantes citaram outras características que foram decisivas na escolha, como indicação de amigos, que falaram muito bem da Instituição, e a possibilidade de conquistar bolsas de estudos através de convênios que a Universidade mantém. “Hoje, outro fator entrou na minha lista: a atenção que percebo da UnG para com seus alunos”, citou a caloura Deyane de Melo, também do curso de Marketing.

O evento de recepção tem atividades programadas até o dia 14 de agosto em todas as unidades.

Acesse aqui o Guia de Serviços tenha todas as informações sobre a UnG


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar