Acesse:

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alunos realizam Enade no domingo

Você já sabe o local da prova? Clique aqui e conheça. Questionário socioeconômico ainda pode ser respondido
Portal UnG (04/11/2011) – Estudantes de diversos cursos da UnG participam no próximo domingo (06) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As provas serão realizadas a partir das 13h, em local já informado aos discentes – quem ainda não recebeu o Cartão de Informação do Estudante pode consultar o local da prova clicando aqui.

Componente curricular obrigatório, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n.º 10.861/2004, e tem como objetivo avaliar o curso por meio do desempenho dos alunos com relação aos conteúdos desenvolvidos durante a graduação.

Este ano, serão avaliados estudantes concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música. Também farão as provas os alunos de cursos superiores de tecnologia em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Por meio da Portaria Normativa MEC nº 40/2007, art. 33-J, o MEC tornou obrigatório o preenchimento do questionário do estudante, instrumento que colhe informações socioeconômicas e acadêmicas do corpo discente participante do Enade. Para preenchê-lo, o aluno inscrito no Exame deve acessar o endereço eletrônico (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/).

Ingressantes
Entre as novidades do exame deste ano está a dispensa dos ingressantes - que a partir de agora serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e a regularização dos estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores. A simples inscrição dos estudantes basta para que a situação seja estabilizada. Os que estão irregulares no cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ficam impedidos de colar grau.

Apesar de dispensados da prova, os ingressantes deveriam ser inscritos normalmente, para efeito de cadastro. A medida visa à diminuição de custos e a dar eficácia à aplicação da prova. A principal razão de os estudantes novos serem aferidos em anos anteriores era a de medir o crescimento educacional - a avaliação do Enade no ingresso e na saída dava a ideia do valor agregado pelo curso ao estudante.

Estudos do Ministério da Educação demonstram, entretanto, que a nota do Enem também permite comparações de resultados. A economia com a redução do número de provas é de aproximadamente R$ 30 milhões.
Compartilhe:

Voltar