quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Alunos e professores do curso de Geografia realizam trabalho de campo no Paraná
Atividade proporcionou na prática o conhecimento sobre a geografia física e humana do Paraná
De 14 a 16 de novembro, os alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Geografia das Unidades Centro e Itaquá da UnG participaram, juntamente com os professores Alexandre Coutinho, André L. Carvalho, Antonio Carlos P. Santana, José C. Stevoux, Sandra Sato e Vicente Alves, de um trabalho de campo interdisciplinar no Estado do Paraná. A área estudada pelo grupo foi a região central do Estado, (localizada entre os municípios de Tibagi, Castro e Ponta Grossa) e a capital do estado, Curitiba. No dia 15 de novembro a finalidade foi visitar e analisar dois aspectos da geografia física daquela região, o cânion do Rio Iapó (também chamado cânion Guartelá), localizado no Parque Estadual do Guartelá, e o relevo ruiniforme e as furnas no Parque Estadual de Vila Velha.
Segundo o professor Alexandre, vários aspectos geográficos puderam ser presenciados e envolvem diversas disciplinas ligadas ao estudo do ambiente como geologia, geomorfologia, climatologia, pedologia, mineralogia e petrologia. “A ação do intemperismo (físico, químico e orgânico) em um relevo com diferentes formações geológicas foi marcante neste trabalho.”
Pela manhã e começo da tarde do dia 16, o grupo visitou a região metropolitana de Curitiba para analisar os aspectos econômicos, sociais e urbanos.
“O estudo da ciência geográfica implica, por um lado, na compreensão dos processos antrópicos presentes nas diferentes paisagens, naturais e humanizadas e, por outro, na busca de explicação de como o homem o realiza, na sua incessante relação com a natureza. Essa relação, orientada segundo a lógica do modo de produção capitalista, gera diferentes graus de complexidade no tocante à forma como se dá a ocupação dos espaços naturais e na (re)produção desses espaços”, detalha o professor Antonio Carlos.
A experiência com o trabalho de campo permitiu aos alunos verificar e aprender, in loco, a ocorrência desse processo citado pelo professor e, também, desenvolver um posicionamento crítico em relação ao modo como o espaço geográfico é produzido, pois o conteúdo desse trabalho será a base de todo processo de ensino/aprendizagem durante a prática de sua profissão, como professor de Geografia dos ensinos fundamental e médio.
O objetivo geral do trabalho desenvolvido com os alunos de geografia no estado do Paraná e, particularmente, na capital, foi o de, através do contato direto com realidade, desenvolver as habilidades relacionadas ao exercício da práxis, da (re)elaboração de novos conceitos, da coleta de informações/dados para a elaboração de futuros estudos empíricos. Os objetivos específicos visaram tanto à compreensão da dinâmica sociedade-natureza, através da observação das diferentes paisagens humanas observadas, ao longo do trajeto percorrido, quanto à dinâmica e organização dos processos de circulação urbana que se desenvolvem entre o centro e a periferia da cidade de Curitiba.
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