Acesse:

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Alunos de Geografia e Turismo realizam mais um diagnóstico ambiental no Cabuçu

Segunda etapa do Projeto VERAH foi realizada em abril. Os resultados dos trabalhos foram apresentados à ONG Projeto Cabuçu
A ocupação de áreas rurais e sua transformação em espaços urbanos, quase sempre de forma desordenada, é um dos principais motivos de diversos desequilíbrios ambientais sentidos diariamente pela população brasileira.

Erosões, assoreamentos, enchentes, entre outros processos geológicos ocupam a lista de reflexos que podem ser evitados, com consciência e a ajuda de especialistas propostos a ensinar o caminho para isso. E é o que a UnG vem fazendo através do Projeto VERAH, cujo coordenador é o prof. dr. Antonio Manoel de Oliveira, o mesmo idealista do Projeto Cabuçu.

Através de um diagnóstico ambiental de microbacias urbanas, realizado pelo Laboratório de Geoprocessamento da Universidade, estudantes do 6.º semestre do curso de Geografia vêm estudando o meio urbano dos bairros Recreio São Jorge e Novo Recreio, na região do Cabuçu. O propósito é detectar problemas ambientais que devem ser corrigidos e evitados. Para o trabalho de campo realizado em abril, os estudantes foram divididos em grupos e elaboraram um diagnóstico com recomendações. Para a realização desse levantamento, foram abordados cinco temas cujas inicias compõem o termo VERAH: Vegetação, Erosão, Resíduos, Água e Habitação.

Além dos alunos de Geografia, o trabalho também foi acompanhado por estudantes do curso de Turismo. Todos os trabalhos foram coordenados pelo prof. Antonio Manoel.

O resultado do trabalho dos alunos foi apresentado em sala de aula ao gestor da ONG Projeto Cabuçu, Rodrigo Morales, que na ocasião também fez uma exposição sobre o Projeto Cabuçu.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar