Acesse:

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Alunos de Geografia fazem viagem de campo

Objetivo da atividade foi apresentar as características históricas, geográficas e ambientais de regiões de São Paulo e Rio de Janeiro
Portal UnG (01/07/2009) – No início do mês de junho, estudantes do curso de Geografia da UnG, supervisionados pelos docentes Sandra Sato, Alexandre Coutinho, Antonio Carlos e Vicente Lemos, realizaram viagem para o desenvolvimento de trabalho de campo. Os alunos, de diversos semestres, visitaram o Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba, litoral norte paulista; a região do Vale do Paraíba, em São Paulo; e a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

De acordo com o prof. Alexandre Coutinho, o objetivo da atividade foi apresentar as características históricas, geográficas e ambientais das regiões.
No Parque da Serra do Mar, por exemplo, os graduandos tiveram a possibilidade de fazer a trilha dos Poços e ter contato com o ecossistema da Mata Atlântica, que tem pouco mais de 7% de seu território original preservado. “Mesmo reduzida e fragmentada, seus domínios ainda abrigam grande riqueza de espécies animais e vegetais, e contam com os maiores índices de biodiversidade do planeta”, aponta Coutinho.

Em Paraty, os professores promoveram discussão da importância da cidade como centro geopolítico que organizava o embarque da produção do ouro para os mercados europeus, no contexto econômico do período da História Colonial brasileira, e a sua contribuição histórica na organização do espaço paulista.

Corredor de circulação que liga São Paulo e Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba tem importância histórica na formação do território paulista, tanto no período do ciclo do ouro quanto na economia do café. E foi esse justamente essa a abordagem dos professores da UnG com os futuros geógrafos.

Acesse a galeria de fotos e veja algumas imagens do trabalho de campo.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar