Acesse:

terça-feira, 6 de maio de 2008

Estudantes de História e Turismo fazem viagem técnica a Paraty

Visita possibilitou aos alunos conhecerem o contexto histórico da cidade do Rio de Janeiro, que entre outros pontos-turísticos tem o Morro do Forte e a Fazenda Murycana
Portal UnG (06/05/2008) – Ao ver uma turma caminhar pelas ruas forradas de pés-de-moleque de Paraty (RJ), num alvoroço que delata a admiração e a curiosidade, as pessoas imaginaram que se tratava simplesmente de mais um grupo de simples turistas, quando, na verdade, eram alunos dos cursos de Turismo e História da Universidade Guarulhos (UnG), que partiram de São Paulo rumo à cidade no dia 11 de abril numa viagem técnica, orientados pelas professoras Vanessa Licori, Dolores Freixa e Célia Cardoso.

Além de proporcionar lazer, a visita de dois dias destacou a importância de Paraty dentro do contexto histórico brasileiro. Houve, além das docentes, a participação da guia de turístismo Regina Pádua, que fez o percurso pelo centro histórico, explicando ao grupo sobre a descoberta do local; a fundação do vilarejo em 1667; a emancipação política; a origem do nome Paraty, que não é de peixe; a importância do catolicismo e dos rituais religiosos, como os passos da paixão, para os antigos e atuais moradores; o motivo de a cidade ter dois padroeiros; detalhes do projeto arquitetônico, o combate aos piratas; o tombamento como patrimônio histórico em 1958; os ilustres conhecidos que possuem e conservam os imóveis antigos, etc.

No dia 12 pela manhã, o grupo ainda visitou o Morro do Forte e conheceu a produção artesanal local; e à noite, um passeio à luz de lampião. No domingo, o destino foi a Fazenda Murycana, cuja origem é do século XVII. A turma foi recebida pela proprietária do espaço, que contou sobre a composição da fazenda, sua produção e a época da escravatura, além de gracejar ao falar sobre sua história de amor com essa fazenda e o seu dono.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar