Acesse:

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Cursos tecnológicos apresentam os projetos integradores

Trabalhos dos estudantes buscam oferecer consultoria a empresas da região; mais de 70 já abriram suas portas
Se a idéia era reunir o maior número possível de alunos em torno de uma atividade e fidelizar um projeto até então inédito no país, os cursos de graduação tecnológica da UnG conquistaram isso com muito êxito.
O lançamento da 1.ª Feira de Projetos Integradores dos Cursos de Graduação Tecnológica, realizada na noite de ontem no Campus Guarulhos – Unidade Centro da Universidade, mostrou um real envolvimento dos alunos com a atividade, além do promissor mercado que os espera depois de diplomados.
Envolvendo os cursos tecnológicos em Gestão da Qualidade, Gestão da Produção, Gestão em Recursos Humanos, Logística Comercial, Marketing de Varejo e Gestão de Negócios e da Informação, o projeto consiste em oferecer uma consultoria gratuita a empresas da região, levantando suas dificuldades em áreas específicas e oferecendo solução. Uma equipe do curso de RH, por exemplo, evidenciou que uma indústria de autopeça de Guarulhos precisa de orientação sobre como desligar funcionários sem causar problemas futuros e como fazer a seleção de candidatos com deficiência física. “Havia pessoas que levavam ferramentas e não devolviam depois de demitidas; termos de responsabilidade que não eram assinados. O que propomos foi a revisão do manual de desligamento, que deverá ser consultado por todos sempre que for preciso demitir um funcionário”, explicou a estudante Denise Yamamoto, uma das integrantes do grupo. “Nós percebemos que as empresas são carentes de profissionais atualizados, por isso são receptivas ao projeto.”
Ao todo, mais de 70 empresas foram consultadas, além das chamadas “empresas lúdicas”, criadas quando não é possível desenvolver um determinado projeto dentro de empresas verdadeiras. O resultado são 111 trabalhos, os quais buscam auxiliar dezenas de áreas, como padronizar um sistema operacional de máquinas, traçar um perfil do público e do mercado de determinado comércio, implantar melhorias no sistema de produção, auxiliar na seleção e recrutamento de pessoas, entre outras. “O que nós buscamos é atender a uma parte da necessidade das empresas e colocar o aluno em contato com a realidade do mercado. A forma como desenvolvemos esse projeto, com a participação ativa dos docentes, é inédita no país, o que gera muitos elogios por parte do Ministério da Educação”, salientou o diretor dos cursos tecnológicos da UnG, professor Ricardo Camargo de Araújo.
De acordo com ele, essa apresentação de trabalhos através de banners, que ficarão expostos até sexta-feira na sala de estudos do Prédio G, é apenas uma prévia do trabalho final que deverá ser entregue em dezembro.
Para o vice-reitor da UnG, professor Nelson Figueiredo Filho, que fez a abertura oficial da exposição, “os estudantes são autores de uma iniciativa inovadora, que deve ser levada ao conhecimento de todos”.
Para quem deseja conhecer os trabalhos, a exposição é aberta ao público das 18h às 19h30 e das 21h às 21h30.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar