Acesse:

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cursos de Saúde da UnG têm projetos aprovados pelo Ministério da Saúde

Atividades do programa começam em agosto e envolverá alunos e professores de oito graduações
Portal UnG (05/04/2012) – O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), aprovou o projeto desenvolvido por cursos de saúde da UnG para o Programa Pro-Saúde/Pet-Saúde, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos. O objetivo da iniciativa é a integração ensino-serviço, que visa reorientar a formação profissional para assegurar uma abordagem integral do processo saúde-doença, a fim de promover transformações na prestação de serviços à população. O programa aprovado fomentará grupos de aprendizagem em áreas estratégicas para o serviço público de saúde na cidade de Guarulhos, caracterizando-se como instrumento de qualificação, assim como de iniciação ao trabalho e formação de estudantes de cursos de graduação da área da saúde. ”Além de qualificar o atendimento à população, será possível inserirmos as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas IES”, avalia a profa. Jumara Silvia Van De Velde, coordenadora do programa e diretora do curso de Psicologia.

Três subprojetos (PET-SAUDE) desenvolvidos pela Instituição foram aceitos pelo Ministério da Saúde. Um deles será destinado à educação permanente em doenças não transmissíveis; outro desenvolverá ações na Rede Cegonha, com gestantes e crianças, a fim de diminuir a morbidade/mortalidade desse grupo; e o terceiro será destinado à Estratégia Saúde da Família. “Sempre fomos parceiros da Secretaria de Saúde de Guarulhos, mas com a aprovação do nosso projeto trabalharemos com o aval do Ministério da Saúde em prol do bem-estar dos cidadãos guarulhenses, da consolidação e integração ensino-serviço-comunidade e da educação pelo trabalho”, disse a docente.

As atividades do programa começam em agosto e envolverá alunos e professores de oito cursos da UnG: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. A Universidade e a Secretaria da Saúde de Guarulhos receberão verbas do governo federal para custear os projetos, pagar estagiários e profissionais envolvidos nas atividades e comprar equipamentos que a cidade necessite.
Compartilhe:

Voltar