Acesse:

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Gestora ambiental mostra a importância da reciclagem aos alunos de Nutrição

Foi-se o tempo em que o impacto negativo que os lixos ocasionam na natureza era preocupação exclusiva de ambientalistas. Hoje, boa parte da humanidade está com as atenções voltadas a essa questão. Afinal, só no Brasil, são produzidas cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, das quais menos de 5% são recicladas e, as demais, enviadas ao lixão.

Com o intuito de conscientizar um dos profissionais que mais podem colaborar para a prática da reciclagem, os nutricionistas, a gestora ambiental Mariana Monferdini Romão, que atua na área de segurança alimentar do Instituto Polis, uma ONG paulista, realizou uma palestra na noite desta quarta-feira (27) no Campus Guarulhos – Unidade Centro da UnG.

De acordo com ela, a coleta seletiva é extremamente importante para evitar que resíduos sólidos se percam nos aterros e lixões. “Sabemos que há uma certa dificuldade em implantar ações educativas de reciclagem, mas é preciso criar essa cultura”, disse.

Duas medidas apontadas pela profissional, ligadas diretamente à profissão de nutricionista, podem diminuir consideravelmente o impacto de resíduos sólidos na natureza. Evitar produtos com muitas embalagens e pensar o que fazer com os restos de comida são ações extremamente importantes. “Há bolachas que são embaladas individualmente, uma a uma. Imaginem o impacto desse lixo na natureza”, alertou. “Quando cozinhamos é preciso não só pensar nos ingredientes e no modo de preparo, mas também no que faremos com o resto de comida, caso sobre.”

A gestora ambiental disse esperar que os futuros profissionais da nutrição consigam colocar isso em prática, não apenas para benefício do meio ambiente, como também para gerar economia.
Compartilhe:

Voltar