Acesse:

domingo, 22 de outubro de 2006

Paem será realizado no dia 25 de outubro

Programa de Avaliação do ensino médio é uma iniciativa da UnG, que premia os melhores estudantes com bolsas de estudo
No dia 25 de outubro, cerca de 16 mil estudantes do ensino médio de 70 escolas públicas e particulares de Guarulhos, São Paulo, Itaquaquecetuba e Arujá participarão da 8.ª edição do Programa de Avaliação do Ensino Médio (Paem).

Criado pela UnG em 1999, esse programa visa contribuir com as escolas da região para a excelência na formação do aluno. Para isso, realiza anualmente e gratuitamente uma avaliação com os estudantes do 3.º ano do ensino médio, a fim de diagnosticar o desempenho deles no que corresponde às habilidades e competências adquiras nesse ensino. “A UnG trabalha no sentido de consolidar o Paem na busca da melhoria e da qualidade de ensino da região, e de tornar-se referência para outras instituições no que se refere ao papel social da universidade”, afirma o coordenador do Paem, professor José Sanches.

A prova que será aplicada no próximo dia 25 é constituída de 63 questões e redação. Cada questão valerá 1 ponto e a redação de 0 à 10, totalizando o máximo de 73 pontos.

Embora tenha como base o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o Paem possui um grande diferencial. A UnG oferece aos participantes que apresentarem os melhores desempenhos e que estejam devidamente matriculados no ensino médio, 5 bolsas integrais de estudos até o final do curso: três para alunos da rede pública e dois da rede particular. Além disso, são concedidas bolsas parciais conforme a pontuação obtida por cada aluno. (ver quadro).

Para ter direito as bolsas de estudos, os alunos deverão ingressar na Universidade através do Processo Seletivo. Caso obtenham aproveitamento igual ou superior a 50%, esses estudantes podem ingressar direto, sem a necessidade de realizar a prova vestibular. “Essa iniciativa é de grande importância para os estudantes do ensino médio, especialmente os de escola pública, que nem sempre têm oportunidade de ingressar no ensino superior. Isso mostra que a UnG cumpre seu papel social”, disse Raimunda Caldas, professora do Colégio Virgo Potens, que desde o início do Paem já conquistou 6 bolsas integrais e 10 parciais.

Na manhã desta terça-feira (17), coordenadores das diversas escolas participantes estiveram em uma reunião no Campus Guarulhos – Unidade Centro da UnG para se interarem dos últimos detalhes da prova, como data de retirada dos exames e de publicação dos gabaritos.

De acordo com o professor José Sanches, os gabaritos serão enviados às escolas e publicados no site da UnG (www.ung.br ) um dia após a aplicação das provas. Os alunos participantes receberão os resultados em casa, com data prevista para dezembro.

Pontos obtidos na prova do Paem Porcetagem total de Bolsa
de 38 a 40 pontos 20% de bolsa
de 40,5 a 43,5 pontos 25% de bolsa
de 44 a 47 pontos 30% de bolsa
de 47,5 a 50,5 pontos 35% de bolsa
de 51 a 54 pontos 40% de bolsa
de 54,5 a 57,5 pontos 50% de bolsa
mais de 58 pontos 100% de bolsa
Compartilhe:

Voltar