Acesse:

quarta-feira, 26 de março de 2014

Cursos da UnG desenvolvem trabalhos com escola de balé nacional

Diversos cursos oferecerão atendimentos e serviços gratuitos aos bailarinos. Saiba mais sobre a iniciativa

A UnG vem trabalhando em conjunto com a escola Liceum de Dança de Guarulhos, entidade conveniada com o Ballet Nacional do Brasil e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Guarulhos. Na cidade desde 2010 e com mais de 30 anos de atuação no País, a instituição oferece formação cultural e profissional em dança a crianças e adolescentes. Hoje, são mais de 450 pessoas que sonham em se tornar bailarinos profissionais.

Para apoiar os trabalhos da escola, os cursos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Comunicação Social da UnG preveem a realização de atendimentos e serviços variados aos dançarinos, como orientações sobre saúde, alimentação equilibrada, prevenção de lesões, preparo físico, levantamento de dados e pesquisas, entre outros. “A parceria com a UnG chegou no momento certo. Os bailarinos são jovens, carentes, que necessitam de acompanhamento em diversas áreas para que possam desenvolver as habilidades da dança, com foco na saúde física, mental e bem estar”, disse Maria Dolores Pestelli, mentora e diretora da escola.

Os atendimentos fisioterápicos foram os primeiros a iniciar. Há pouco mais de duas semanas, alunos dos sétimo e oitavo semestres de Fisioterapia, juntamente com professores, realizam avaliações biomecânicas nos bailarinos, visando diagnosticar disfunções posturais e locomotoras, lesões comuns em atletas que passam por várias horas de treino.“O balé clássico é um dos esportes que mais gera lesões em seus praticantes, pois, para que se alcance a elasticidade necessária para a prática da dança, os bailarinos se esforçam desde muito cedo, durante horas e horas a finco. Como eles são muito jovens, passar por estes acompanhamentos semanais será bastante produtivo”, explica o diretor do curso de Fisioterapia da UnG, prof. Alexandre Ribeiro Alcaide.

Além dos benefícios gerados à saúde dos bailarinos por meio dos atendimentos, Maria Dolores sabe que os trabalhos com a UnG também contribuirão gerando novos conhecimentos científicos. “Por meio de pesquisas desenvolvidas por alunos e professores dos cursos das áreas de Saúde poderemos compreender a causa de diversas patologias e evitar problemas de saúde que possam vir a afetar os bailarinos. Este é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para nós”, conta a diretora.

Os cursos de Gastronomia e Psicologia também deverão entrar na lista de parceiros do Liceum de Dança de Guarulhos. Esses cursos contribuirão com a oferta de consultas psicológicas e orientação para o preparo do próprio alimento. 

Compartilhe:

Voltar