Acesse:

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Premiação e ação social marcam o 2º Chefs da UnG

Programação do evento teve palestras, workshops e oficinas. Veja as imagens
Na última sexta-feira (9), o curso de Gastronomia da Universidade realizou o 2º Chefs da UnG, evento sobre comida, cultura e ação social, que teve como objetivo incentivar a prática profissional dos alunos e possibilitar o contato deles com as novidades do setor.
 
O encontro contou com palestras, workshops e oficinas que abordaram temas como a tradição do boi na culinária brasileira, a história do queijo, mesa paulistana, a importância do azeite e sustentabilidade.
 
Dentre os exercícios realizados, esteve a ação social “A UnG de mãos dadas com o GAPC”, que é o  Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer de Guarulhos. Professores e alunos confeccionaram dois bolos artesanais, entregues aos pacientes da entidade.

“Para o curso, é sempre muito importante o envolvimento dos alunos em ações sociais. Nessa iniciativa, a primeira do gênero a integrar a programação do evento, pudemos levar um pouco da gastronomia e confeitaria artística para os adultos e as crianças portadores de câncer atendidos pelo GAPC, o que proporcionou um dia de festa nessa luta tão importante de cada um”, explicou o diretor de Gastronomia da Instituição, o chef José Fera Jr. 

Concurso

Com o tema "Igualdade", o II Concurso Chefs da UnG premiou os três melhores pratos 
preparados por alunos de diferentes semestres. A competição contou com a participação de sete estudantes, que tiveram suas criações avaliadas por júri técnico, composto pelo chef Diógenes Sampaulo, sócio e administrador do Restaurante Esquina Mocotó, e pela profa. Marta Damasceno, diretora de pós-graduação da Universidade.
 
O aluno Emídio Pereira Neto, 27 anos, do 4º semestre, ganhou o concurso pela segunda vez. "Estou muito feliz, sobretudo porque sei que concorri com pessoas muito competentes", afirmou o estudante.
 
A professora Marta Damasceno parabenizou a iniciativa e contou que ficou surpresa com o resultado dos pratos e a dedicação dos alunos durante a atividade. "Vocês têm a 
Gastronomia correndo nas veias", disse a diretora.
 
Para Diógenes Sampaulo, os concursos voltados aos estudantes são importantes para 
que eles se soltem e vivenciem o cotidiano da área. "Com o tempo, os alunos 
aprendem que ganhar ou perder não é um fator que limita ou determinará o futuro deles. Neste tipo de atividade, eles brincam, se divertem e se unem", explicou o chef.
 
Sobre os critérios de avaliação, Sampaulo revelou que as condições técnicas corretas, o resultado final do prato (apresentação, sabor e cuidados com o preparo) e a higiene foram os principais fatores para a escolha do vitorioso.
 
Os três primeiros colocados do concurso ganharam prêmios, entre eles uma assinatura anual da Revista Gula, um uniforme de cozinheiro completo e um jantar no Esquina Mocotó. 

Confira os ganhadores

1º lugar - Emídio Pereira Neto - 4º semestre / Prato: dourado em cama de coulis de cenoura com legumes sauté boleados.
2º lugar - Victor Agnani Riato - 3º semestre / Prato: massa fresca de fio, com molho de tomate e alecrim.
3º lugar - Marcelo de Carvalho Oliveira - 1º semestre / Prato: filet mignon com creme azedo e legumes. 


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar