Acesse:

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sugestão de Fonte: Depois do Cantareira, estiagem ameaça Alto Tietê

Reportagem do jornal O Estado de SP deste domingo (15), mostrou que, depois da crise do Sistema Cantareira, a estiagem está ameaçando o reservatório do Alto Tietê. Considerada a solução emergencial mais eficiente para suprir a crise da Cantareira, a transferência de água de outros mananciais para socorrer bairros da capital está delineando um novo cenário crítico no segundo maior sistema da Grande São Paulo. Com seu pior nível pré-inverno em dez anos, o Alto Tietê - que abastece 4 milhões de habitantes - registra queda diária com a mesma velocidade do Cantareira e corre o risco de secar ainda neste ano.

Desde fevereiro, quando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) passou a remanejar água dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga para cerca de 1,6 milhão de pessoas que eram atendidas pelo Cantareira, o Alto Tietê perdeu 15,4 pontos porcentuais, chegando a 29% da capacidade na sexta-feira. No período, o Cantareira caiu 16,2 pontos e estava com 23,3% de armazenamento anteontem por causa do uso do "volume morto". Apenas o Guarapiranga subiu, graças às chuvas de março.

Qual a expectativa para os próximos meses? Com a chegada da estação mais fria e seca do ano no próximo dia 21, o inverno, a situação poderá ser agravada? A água doce do mundo está de fato acabando? Quais as medidas preventivas para sanar a falta de água dos principais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo?

Caro jornalista,

Caso esteja pensando em escrever sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Universidade Guarulhos (UnG) coloca à disposição para entrevistas o professor Reinaldo Romero Vargas, vice coordenador do mestrado em Análise Geoambiental e especialista em água.

Por favor, nos contate.

Assessoria de Comunicação – UnG

Adriano Magrinelli – amagrinelli@ung.br – (11) 9.7532-3078
Camila Garcia – camsilva@ung.br – (11) 9.9695-1503
Jéssica Lima – jmlima@ung.br – (11) 9.9104-7067
--------------------------------------------------
Tels.: (11) 2464-1652 / 2464-1764/ 2464-1775

Redes sociais UnG

Facebook: @universidadeguarulhos
Twitter: @UnG_Oficial
YouTube: UniversidadeUnG

Compartilhe:

Voltar