Acesse:

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Fernando Capez reúne mais de 800 pessoas em palestra

Evento fez parte das atividades da V Jornada Jurídica de Direito da UnG. Veja as fotos

Mais de 800 pessoas acompanharam a palestra realizada pelo procurador de Justiça Fernando Capez, na noite da última segunda-feira (29), no Anfiteatro F do Campus Guarulhos-Centro da UnG, com transmissão simultânea no Saguão do Prédio G. Com o tema “Princípios Constitucionais do Direito Penal”, Capez conversou com os estudantes sobre sua trajetória profissional e os desafios na área do Direito.

“Ingressou no Ministério Público em 1988, fui aprovado em 1.º lugar no concurso, onde, após experiência no Tribunal do Júri, passei a integrar o primeiro grupo de Promotores responsáveis pela defesa do patrimônio público e da cidadania. Foram muitos desafios durante esses anos. A profissão que vocês escolheram é muito importante, pois sem advogado não se faz justiça”, disse Capez.

Formado em Direito e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP), e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Fernando combateu a violência das torcidas organizadas e a máfia do lixo. Lecionou durante 18 anos no Complexo Jurídico Damásio de Jesus e na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. É também professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo. “Orgulho-me da função de professor. É por meio da educação que formamos cidadãos conscientes de seu papel da sociedade”. Comentou.

Com mais de 15 anos de carreira, Capez lembrou com carinho de seu primeiro chefe: o atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor do curso de Direito da UnG, prof. Paulo Dias de Moura Ribeiro. “Na época ele era Juiz de Direito no Fórum de Santo André. De certa forma, me espelhei neste grande profissional. Os estudantes da UnG são privilegiados em tê-lo como diretor de curso. Não conheço nenhuma instituição de ensino superior no País que tenha um ministro do STJ coordenando a graduação”, falou.

Autor de diversos livros publicados nas áreas de Direito Penal e Processual Penal, em 2006, foi eleito deputado estadual por dois biênios e ocupou o cargo de Presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia. É autor da Lei n. 14.471/2011, que proíbe os hospitais e clínicas particulares de exigirem caução como condição para internar paciente.

Capez também conseguiu junto ao Ministério Público de São Paulo a criação da Promotoria de Defesa Animal (GECAP). Atualmente é o 2.º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e candidato a deputado estadual pelo PSDB. “Capez nos ajudou na edificação do curso de Direito da UnG e foi nosso professor durante muitos anos. Tenho uma relação de amizade, carinho e respeito pela pessoa e profissional que ele é. Nossa casa sempre estará aberta para recebê-lo”, disse o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi.

Paulo Dias de Moura Ribeiro também expressou sua admiração por Capez. “Durante os anos em que atuamos juntos notei o quanto Fernando é competente no que faz. Sua trajetória profissional é brilhante”, disse o ministro.

Participaram do evento a reitora da UnG, profa. Luciane Lúcio Pereira, o pró-reitor de Graduação, Mario Alberto Marcondes Perito, Fábio de Souza, presidente da OAB Guarulhos, entre outras autoridades.

O evento fez parte das atividades da V Jornada Jurídica da UnG, organizada pelo curso de Direito da Instituição.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar