Acesse:

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Capacitação para fisioterapeutas que atuarão nas Olimpíadas acontece na UnG

Nos próximos dias 11, 12, 18 e 19/10, das 8h às 18h, serão iniciadas a segunda etapa do projeto

No mês de maio, a UnG sediou a primeira capacitação e padronização de fisioterapeutas para as Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, evento realizado pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), em parceria com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). A Universidade foi a única IES da Grande São Paulo a oportunizar o encontro.

Mais de 50 profissionais de todo o País participaram da ação, que teve como objetivo padronizar os atendimentos fisioterápicos a serem desenvolvidos durante o evento esportivo e capacitar os participantes para se tornarem agentes multiplicadores de mais de dois mil profissionais que poderão se inscrever como voluntários na competição. A metodologia de ensino incluiu conhecimentos sobre atendimento emergencial, terapia manual, bandagens e eletrotermofototerapia.

Nos próximos dias 11, 12, 18 e 19/10, das 8h às 18h, serão iniciadas as capacitações regionais dos programas, segunda etapa do projeto. Os treinamentos oferecidos aos profissionais de Guarulhos e região acontecerão no Campus Guarulhos-Centro da UnG. Alexandre Alcaide, coordenador do curso de Fisioterapia da UnG, Giulianne Trevisan, presidente da Sonafe São Paulo, Rafael Barros e Alexandre Cosialls, diretores da Sonafe São Paulo, serão os professores destes próximos encontros.

Segundo o consultor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e elaborador do projeto de capacitação, Felipe Tadiello, o espaço destinado à Fisioterapia é um grande marco e servirá para valorizar e mostrar, nacionalmente e internacionalmente, o trabalho do fisioterapeuta no Brasil. O coordenador do curso de Fisioterapia da UnG, Alexandre Alcaíde, também compartilha a mesma ideia. “Nosso objetivo com este evento não é apenas capacitar os profissionais de Fisioterapia que atuarão nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Queremos também deixar um legado para a área da fisioterapia esportiva no Brasil, preparar pessoas para que possam ser proliferadoras destes conhecimentos, oportunizar o contato direto destes profissionais com as técnicas mais comuns utilizadas no mundo inteiro”, disse.

O presidente do Coffito, Roberto Mattar Cepeda, lembra que a participação da Fisioterapia nas Olimpíadas e Paraolimpíadas servirá para consolidar a profissão em uma área em que já ocupa grande destaque. Ressalta ainda aos profissionais que essa é uma grande oportunidade para melhorar o currículo, realizar intercâmbio com outros especialistas e, por fim, fazer parte de um momento histórico do País.

O treinamento iniciado em maio na UnG, marca um momento histórico, tanto para a Universidade e o curso de Fisioterapia, quanto para a Sonafe. “Os fisioterapeutas do Brasil inteiro estão envolvidos com estes treinamentos que começaram na UnG. Recebemos em nossa casa profissionais experts na área e daqui saíram ensinamentos importantes para que seja feito um bom trabalho em fisioterapia esportiva com os atletas das Olímpiadas 2016. Obtivemos bons resultados durante o primeiro encontro e sem dúvida, os profissionais participantes estarão aptos a atuarem nas atividades propostas daqui 2 anos”, explica Alcaíde.  

Compartilhe:

Voltar