Acesse:

terça-feira, 2 de abril de 2013

UnG entrega certificados de capacitação a sentenciados de Guarulhos

Cerca de 20 reeducandos participaram do evento. Autoridades do Judiciário e da Penitenciária estiveram presentes

Cerca de 20 reeducandos da Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, receberam certificado de capacitação profissional por participarem de diferentes cursos de férias realizados pela UnG em janeiro deste ano. Foram mais de 200 ofertas de cursos, como Paisagismo, Desenho Artístico, Comida Japonesa, Inglês e Espanhol. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 02, no Salão Nobre da Instituição, e contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário, representantes da Penitenciária, da Universidade e de entidades de classe do município.

Juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais de Guarulhos, Juliana Koga Guimarães acredita que a qualificação valoriza e potencializa a capacidade dos sentenciados. É, segundo ela, uma forma de incentivá-los a recomeçar e voltar à vida em sociedade de forma produtiva. “É muito difícil prever o que acontecerá com o reeducando quando retornar ao convívio social. Mas acredito que, ao participar de atividades de capacitação, ele sente que houve esperança e trabalho depositados nele. Isso é extremamente positivo e só pode gerar bons resultados”, enfatiza. “Faço votos de que o trabalho desempenhado pela UnG seja um bom exemplo a ser seguido por todos aqueles que, de alguma forma, podem colaborar e fazer a diferença”.

Para o professor Antonio Veronezi, chanceler da Universidade, o sucesso depende do esforço e da garra de cada um. “Reeducandos que recebemos na Instituição estão em um regime quase fechado, mas amanhã estarão do lado de cá e terão novas oportunidades. A UnG é feita por pessoas e para pessoas. Nosso papel é servir à sociedade e queremos continuar neste caminho. Aqui, iremos oferecer ferramentas para uma melhor reinserção”, afirma.

Participante pela segunda vez dos Cursos de Férias, T.R., 30 anos, preso por envolvimento com entorpecentes, agradeceu a oportunidade oferecida pela UnG e disse que o conhecimento adquirido durante as aulas o ajudará em sua reinserção na sociedade. “São poucas as oportunidades que temos quando estamos presos e o papel da Universidade em nossa reabilitação é muito importante. Este último curso que fiz me ensinou sobre como dialogar com empresas e me tornar um líder de sucesso”, disse o reeducando.

“A caminhada é pesada e eles encontram muito mais portas fechadas do que abertas. Com iniciativas como essa, esses homens terão mais confiança em si mesmos para enfrentar os desafios quando estiverem do lado de fora do presídio”, disse Pedro Rodrigo, supervisor da Penitenciária.

Desde o início da parceria entre UnG, Fórum de Guarulhos e Penitenciária José Parada Neto, cerca de 100 reeducandos já foram capacitados pela UnG, e áreas diversas, como Direito Familiar, Gastronomia, Informática, entre outras.

Também estiveram presentes na cerimônia, o reitor da UnG, prof. Alexandre Estolano; a vice-reitora Acadêmica, profa. Luciane Lúcio Pereira; a superintendente Acadêmica, profa. Maria Helena Krüger; a coordenadora de Extensão, profa. Madalena Oliveira Lima; Fábio de Souza, presidente da OAB Guarulhos; Aarão Rubem Oliveira, presidente da Agende; e Jorge Taiar, presidente da ACE Guarulhos. 



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar