Acesse:

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Reeducandos da Penitenciária José Parada Neto recebem certificados de capacitação profissional

Cerca de 20 reeducandos participaram do evento. Autoridades do Judiciário e o secretário da Administração Penitenciária do Estado estiveram presentes
Portal UnG (25/04/2012) – Cerca de 20 reeducandos da Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, receberam certificado de capacitação profissional por participarem de diferentes cursos de férias realizados na UnG entre janeiro e fevereiro deste ano. Foram mais de 400 ofertas de cursos, como Paisagismo, Panificação, Desenho Artístico, Comida Japonesa, Inglês e Espanhol. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, e contou com a presença do secretário de Administração Penitenciária do Estado de SP, Lourival Gomes, autoridades do Poder Judiciário e representantes da Universidade.

Taciano Máximo de Souza, 30 anos, recebeu seu certificado com sorriso no rosto. O rapaz, que optou pelo curso de Espanhol Básico, agradeceu a oportunidade oferecida pela UnG e disse que o conhecimento adquirido durante as aulas o ajudarão em sua reinserção na sociedade. “Acreditamos que a educação deve ser pública e de qualidade. E foi exatamente o que recebemos da UnG. Tenho certeza que todos os meninos se empenharam bastante nas aulas, assim como eu me empenhei. São poucas as oportunidades que temos quando estamos presos e o papel da Universidade em nossa reabilitação será muito grande. Quando voltarmos à sociedade estaremos mais preparados e qualificados para enfrentar o mundo novamente”, disse o reeducando.

O chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, ressaltou a importância dos trabalhos sociais realizados pela Instituição. “A UnG é feita por pessoas e para pessoas. Nosso papel é servir à sociedade e queremos continuar neste caminho. Hoje vocês estão em um regime quase fechado, mas amanhã estarão do lado de cá e terão novas oportunidades. O sucesso depende do esforço e da garra de cada um de nós. Saibam que vocês são agasalhados pela UnG”, afirmou.

“A caminhada é pesada e eles encontram muito mais portas fechadas do que abertas”, disse o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. “Essa parceria com a UnG é uma conquista de muita alegria. Nós sabemos até certo ponto a importância desse certificado para esses homens. Não sabemos o que eles anseiam da vida, o que buscam e idealizam para o futuro. Não temos ideia do que se passa na cabeça de cada um deles e de seus familiares. É um passo importante e mais uma conquista nessa caminhada”, complementou.

Também estiveram presentes na cerimônia, o reitor da UnG, prof. Alexandre Estolano; a vice-reitora Acadêmica, profa. Luciane Lúcio Pereira; a superintendente Acadêmica, profa. Maria Helena Krüger; o desembargador e diretor do curso de Direito da Universidade, prof. Paulo Dias de Moura Ribeiro; a juíza substituta da Vara das Execuções Criminais e Corregedoria dos Presídios de Guarulhos, Helen Komatso; os juízes auxiliares da Corregedoria Geral de Justiça, Jayme Garcia dos Santos Junior e Paulo Eduardo de Almeida Sorcci; o coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Hugo Berni Neto; o diretor técnico da Penitenciária José Parada Neto, Emerson Rodrigues Sanches; representantes da OAB-Guarulhos, entre outras autoridades.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar