Acesse:

terça-feira, 12 de maio de 2015

Programas internacionais na Alemanha

Joint Road Show 2015 visitará oito cidades de 11 a 21 de maio

Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Nova Zelândia e Suíça serão os países representados no Joint Road Show 2015, a ser realizado entre os dias 11 e 21 de maio nas universidades federais do Pará (UFPA), da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Paraná (UFPR) e de Santa Catarina (UFSC), e também na estadual de São Paulo (UNESP) e na Universidade de Brasília (UnB). 

Além da feira de intercâmbio com entrada franca, no Rio de Janeiro (UFRJ, 18/05), em Bauru (UNESP, 19/05) e em Florianópolis (UFSC, 21/05, das 14h às 16h) haverá sessões do Matchmaking PhD, no qual interessados em cursar doutorado na Alemanha poderão agendar reuniões individuais com pesquisadores e representantes de universidades. O e-mail para agendamento é o roadshow.csf.2015@gmail.com.  

Programação: 

11/05, das 10h às 14h: Universidade Federal do Pará (UFPA), Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, Belém;
12/05, das 11h às 15h: Universidade de Brasília (UnB), Brasília;  
14/05, das 10h às 14h: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador;  
15/05, das 11h às 15h: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Auditório e Saguão da Reitoria, Belo Horizonte; 
18/05, das 11h às 15h: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Auditório Roxinho, Rio de Janeiro; 
19/05, das 11h às 15h: Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), Campus Bauru, Anfiteatro Guilherme R. Ferraz (Guilhermão), Bauru;
20/05, das 10h às 14h: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba; 
21/05, das 10h às 14h: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sala Pitangueiras do Centro de Cultura e Eventos, Campus Trindade, Florianópolis.

Saiba mais 

Bolsas de estudos

Abertas inscrições para programas de pós-graduação na Alemanha

Tanto o programa de pós-graduação com foco em políticas públicas e boa governança (PPGG) quanto o programa voltado a áreas de desenvolvimento sustentável (EPOS) estão com inscrições abertas a brasileiros interessados em realizar seus estudos na Alemanha. A candidatura ao PPGG deve ser submetida entre 1º de junho e 31 de julho na universidade escolhida. Já os interessados no programa EPOS devem consultar o regulamento do curso desejado para obter informações sobre os prazos de submissão, pois cada universidade trabalha com um calendário diferente. 
  
Acesse a lista de instituições e de cursos participantes

Workshop em São Paulo 

Conheça opções de pós-doutorado na FU Berlin e na TU München

O Escritório São Paulo da Freie Universität Berlin e o Liaison Office Latin America da Technische Universität München convidam pesquisadores doutores para o seminário de orientação sobre as possibilidades de fazer um pós-doutorado na Alemanha. 

PostDoc at Freie Universität Berlin e Technische Universität München: how to follow your research career at two German top universities será realizado no dia 7 de maio de 2015, das 8h30 às 13h30, no Goethe-Institut em São Paulo. 

O workshop será em inglês. 

Os participantes receberão informações sobre oportunidades de pesquisa e financiamento e entrarão em contato com outros interessados e pós-doutorandos que retornaram da Alemanha.

Clique aqui para mais informações

Em São Carlos/SP 

Jovem embaixador organiza 1.º Encontro Ciência sem Fronteiras na UFSCar

O Jovem Embaixador Gabriel Fior realizará em 11 de maio o 1º Encontro Ciência sem Fronteiras na UFSCar, em São Carlos. Além de Gabriel, estarão presentes Anna Barkhausen, coordenadora do Centro de Informação DAAD/SP e Sören Metz, representante da Technische Universität München na América Latina. O encontro será realizado na UFSCar, no Auditório A1, andar térreo, próximo à lanchonete da BCO, às 12h15. 

Mais informações 

Sustentabilidade

Programa Green Talents recebe candidaturas até 2 de junho

Você considera que a sua pesquisa pode ajudar a construir um mundo melhor? Então inscreva-se na edição 2015 do Green Talents, o Fórum internacional de projetos com alto potencial para a inovação e sustentabilidade promovido pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). Até 2 de junho serão aceitas candidaturas de jovens pesquisadores das áreas de desenvolvimento sustentável. Os 25 candidatos premiados visitarão a Alemanha por duas semanas, conhecendo instituições de pesquisa de excelência e recebendo informações em primeira mão sobre a pesquisa na área de sustentabilidade no país.

Conheça os pré-requisitos necessários. 

DWIH apresenta site remodelado e com novos recursos 

Está no ar o novo website do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) com layout mais moderno, acesso rápido aos conteúdos mais importantes, páginas específicas para jornalistas, anúncios de bolsas e programas de fomento, assinatura e download de newsletter, vídeos, fotos e arquivos. 

Uma inovação é o banco de contatos, cuja utilidade vai além do envio de newsletter. O DWIH-SP usará o cadastro para direcionar comunicados temáticos, selecionar convidados para atividades, identificar potenciais parceiros para pesquisadores. Os cadastrados poderão solicitar a divulgação de eventos científicos no site e atualizar seus dados a qualquer tempo. 

O conteúdo do site é apresentado em português, alemão e inglês. Veja aqui.

Compartilhe:

Voltar