Acesse:

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

UnG apresenta assessora para assuntos internacionais

A coordenadora do programa de mestrado em Odontologia da UnG, Profª. Dra Magda Gomes Feres, acaba de ser empossada pela reitoria como assessora de relações internacionais. Sua primeira ação foi pedir a inclusão da Universidade no FAUBAI (Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais), que tem como papel centralizar os gestores responsáveis pela área de todas as instituições educacionais. De acordo com a professora, esse foi o primeiro passo para a UnG passar a freqüentar os eventos internacionais de educação no País.
Primeiros resultados – Embora recém empossada, Magda Feres acaba de apresentar os primeiros grandes resultados da política de ação estrangeira montada pela UnG. Para a área de Odontologia, que no último ano teve três trabalhos de pesquisa premiados, a Universidade acaba de firmar dois importantes convênios. Um é com o The Forsyth Institute, um renomado instituto de pesquisa odontológica que faz parte da Universidade de Harvard, nos EUA, e é filiada ao National Institute Health, um órgão semelhante ao CNPq brasileiro. Segundo Feres, além de pode realizar o intercâmbio de alunos (seja ele de graduação ou de pós-graduação), a UnG terá disponível a quantia de US$ 32 mil anuais (aproximadamente R$ 70 mil), durante três anos. Esse valor poderá ser utilizado para financiar pesquisas em conjunto com a instituição americana. "Essa parceria é um marco. Somos a primeira universidade privada brasileira a realizar esse tipo de convênio na área de Odontologia", ressalta Magda. "Isso se deve, em grande parte, à qualidade das pesquisas realizadas na UnG".
A outra parceria conquistada também na área odontológica é com a instituição italiana Università degli Studi, localizada na cidade de Chieti. Com esse convênio, alunos de Odontologia, bem como de outras áreas interessadas, da UnG poderão realizar estudos em conjunto com os discentes e docentes da Universidade estrangeira, além do intercâmbio.
Na área de mestrado em Geociências, o convênio que acaba de ser firmado é com a Texas A&M University, que incentivará uma interação entre estudantes americanos e brasileiros para a realização de estudos em comum.
A relações internacionais da UnG afirmou que esses são os primeiros passos para colocar a Universidade na rota internacional. Seu próximo desafio é buscar parcerias para os cursos de graduação. "É fundamental essa troca de idéia com instituições estrangeiras. Num mundo globalizado, só vive aqueles que prezam a conexão".
Compartilhe:

Voltar