Acesse:

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

UNG encerra XVI Semana da Engenharia

Entre os dias 24 e 25 de outubro a Universidade UNG recebeu a XVI Semana da Engenharia, evento que aconteceu no Campus Dutra da instituição.

A Semana da Engenharia trouxe convidados que reforça a importância da atuação do engenheiro no mercado. A programação seguiu com uma série de palestras e workshops de start-up voltadas às diferentes áreas da Engenharia.

Os workshops de start-up foram ministrados por Valdir Freire, Marcos Nascimento e a Profa. Fabíola D. Tomaz.

“O que me movimenta todos os dias é poder atender com um direcionamento técnico de qualidade todos os jovens que encontro em minha jornada. A organização do evento da Semana de Engenharias da UNG ou a palestra de inteligência empreendedora dentro do workshop de startup traz para estes alunos um olhar acima do que atualmente acham que podem alcançar: nem todos os dias achamos que somos bons naquilo que fazemos mas deveríamos todos os dias olhar no espelho como leões. Temos chance se começarmos a acreditar e a fazer por onde, e é exatamente isso que diferencia um sonho de realidade”, reforça a Profa. Fabíola.

Ainda sobre o workshop o palestrante Marcos Nascimento reforçou que “o impacto na vida profissional destes engenheiros está relacionado ao alerta de oportunidades à vista, onde já iniciamos um processo de aprendizado e preparação para que possam direcionar seus esforços e habilidades para o empreendedorismo, buscando soluções criativas e executando-as com base neste conhecimento e aprofundando cada mais, trazendo especialização, retorno financeiro e maior autonomia em relação ao mercado”.

O primeiro dia de evento trouxe a palestra “Empreendedorismo na Profissão”, ministrada pelo Engenheiro Gilmar Vigiodri Godoy. Que visou dar ênfase na importância em alertar os futuros Engenheiros sobre as responsabilidades pertinentes à profissão. “Informá-los sobre o mercado que hoje não procura somente profissionais que tenham atitude, habilidade e conhecimento, mas também que prezem pela ética e valores”, relatou o palestrante.

O dia 24 também recebeu a palestra “TPM - Manutenção produtiva total”, ministrada por Francisco Ricardo Gomes, gerente adjunto de manutenção industrial da Chery do Brasil.  “O aluno que tiver o domínio ou pelo menos noções deste conceito, com certeza entrará no mercado de trabalho com um diferencial”, explica o palestrante.

Fagner Ramos, especialista em gestão da produção que trabalha executivo de S&OP trouxe palestra sobre “Ferramentas de Supply Chain em empresa de grande porte”. O S&OP retrata uma cadeia completa de atendimento, trazendo uma visão holística de processo de atendimento ao cliente”, explicou.

No dia 25 o conselheiro palestrante pelo CREA-SP, Avilson Almeida trouxe como tema a palestra “ABNT 15575 - Norma de Desempenho em Edificações”. “O conhecimento da legislação é extremamente importante para o profissional, leva-o a conhecer os limites de sua habilitação e as responsabilidades que assume nos serviços que estará realizando, permitindo que possa entender o real valor de seus serviços”,disse Avilson.

O dia 25 também recebeu palestra sobre “Economia e Finanças Pessoais”, ministrada por Kenji Kawakami. “A economia faz parte do cotidiano de todas as pessoas e entender um pouco sempre ajuda na compreensão das situações que se apresentam no dia-a-dia”, declarou o palestrante.

Para encerrar o evento as palestras “Lajes pré-moldadas”, ministrada pelo ex-discente Ângelo Rodrigues e “Tipos de ferramentais: corte, dobra, repuxo, ferramentais progressivos e tipo transfer”, estiveram em pauta. 

“O auto avanço da tecnologia na construção civil todas as informações e assuntos relacionados ao seu campo profissional e de extrema qualificação para seu futuro”, explicou Ângelo.

 “O ferramental é normalmente a parte mais custosa de um novo desenvolvimento, portanto é de grande importância para os engenheiros entenderem e refletirem sobre estes processos e está reflexão irá gerar relevância por exemplo desde um projetista criando um protótipo até uma análise de viabilização de uma nova fábrica, independentemente de sua atuação final esta formação será de grande valia para qualquer engenheiro dentro da indústria”, finaliza Felipe.

 

 

 



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar