Acesse:

terça-feira, 27 de junho de 2006

Karina Arroyo, aluna da UnG, vence Torneio Internacional de Dourado e a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Enduro Eqüestre

Com o resultado, a amazona patrocinada pela UnG se mantém na liderança do ranking nacional e assume também a liderança do Campeonato Paulista
A aluna do segundo ano de Veterinária, Karina Arroyo, patrocinada pela UnG, brilhou nesse fim de semana ao vencer o Torneio Internacional de Dourado e a Terceira do Campeonato Paulista de Enduro Equestre, realizadas na Estância Lago Dourado.
Montando o garanhão Moubarak, um puro-sangue árabe de 9 anos, filho de Persik, o cavalo Francês mais premiado no mundo, a amazona venceu tranqüilamente a prova na categoria Young Riders 120 km, mantendo-se nas lideranças nacional e estadual do ranking de jovens cavaleiros de Enduro Eqüestre. O resultado também ajudou a endurista na pontuação para do ranking mundial.
Karina pretende manter-se no topo do ranking nacional, vencer o Campeonato Paulista, aumentando assim suas chances de obter uma vaga na equipe que representará o país no Campeonato Mundial 2007 de Young Riders, na Argentina.
A cada etapa do circuito, em torno de 20 quilômetros, o garanhão Moubarak, assim como os demais animais competidores, passavam por uma verificação feita por veterinários experientes, com apoio dos alunos da Veterinária da UnG, que avaliavam a qualidade de movimentação do animal (claudicação), se a freqüência cardíaca e respiratória estavam dentro de limites razoáveis, se o cavalo estava ou não prestes a ficar exausto (desidratação, temperatura, motibilidade intestinal, sensibilidade muscular). Moubarak Tawfik recebeu um dos mais cobiçados títulos da modalidade, o “best condition”, entregue ao animal que apresenta a melhor condição física após completar a prova.
Com excelente condicionamento físico e acostumada a provas de longa distância, como as de 120 quilômetros, Karina Arroyo não demonstrou cansaço ao final da prova. Animada com o resultado, a atleta afirmou que esse foi um dos circuitos mais bonitos que realizou e que a certeza da vitória veio com a segurança de estar montando um cavalo bem preparado.
“Essa é a prova que mais me orgulho de ter feito, melhor impossível. Tivemos um desempenho perfeito, em que estrategicamente deu tudo certo”, vibra a amazona.
A endurista de Mogi das Cruzes revela ainda que a prova foi bastante técnica. “O solo da trilha era muito arenoso e, além disso, havia muitas subidas. Isso fez com que a prova não fosse tão veloz, mas, em compensação, exigiu muita técnica dos competidores. Eu fiz os dois primeiros anéis (circuitos) devagar, poupando a montaria, e só assumi a liderança quase na metade da prova, quando senti que realmente poderia vencer.”
Karina também não poupa elogios para o puro sangue árabe Moubarak Tawfik, garanhão importado da França pelo criador Leo Steinbruch. Segundo a endurista, o cavalo, filho de um dos mais premiados animais da modalidade no mundo, Persik, foi fundamental para a vitória em Dourado. “Ele é um cavalo muito dócil e tranqüilo, que fez a primeira parte da prova sem se desgastar e soube guardar energia para conquistar o primeiro lugar”, destaca a líder do ranking nacional, orgulhosa com a montaria que conduziu no sábado passado.
Durante os dois dias de provas realizadas nas trilhas da Estância Lago Dourado, a Universidade, uma das patrocinadoras do Enduro, montou um estande para divulgar a Instituição e distribuir brindes aos participantes. Além disso, uma equipe do curso de Medicina Veterinária participou do “Vet-ckeck”, avaliando as condições físicas dos animais competidores.
A competição na cidade de Dourado (interior de São Paulo) teve status internacional e nível três estrelas, além de contar pontos para os ranking das três entidades que chancelam a prova: Federação Paulista de Hipismo (FPH), Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Eqüestre Internacional (FEI).

As disputas de velocidade abriram as provas no sábado, 24 de junho, em duas diferentes distâncias: 120 km (adulto e young rider) e 82 km (adulto, young rider, mirim e master). No domingo, foi a vez dos competidores de velocidade limitada percorrerem as trilhas da Estância Lago Dourado divididos em disputas com três diferentes percursos: 60 km (adultos e jovens), 38 km (adultos, jovens e peso pesado) e 22 km (iniciantes jovens, adultos e veteranos).
O Campeonato Paulista tem o patrocínio oficial do UBS Wealth Management e conta com o apoio da Universidade Guarulhos (UnG), Expand, Rações Guabi, Laboratório Vetnil e Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Árabes (ABCCA).
No dia 05 de julho, Karina embarca para França onde disputará, no dia 08, a Catus Rider - uma das provas mais famosas do país, válida para o ranking da FEI. Atleta da equipe do Haras Morada do Sol, de Salesópolis (SP), Karina pretende manter o bom desempenho na próxima etapa do Campeonato Paulista, marcada para acontecer na cidade de Avaré, nos dias 05 e 06 de agosto.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar