Acesse:

terça-feira, 30 de maio de 2006

Amazona patrocinada pela UnG ganha o 3º lugar em mais uma etapa de Enduro Eqüestre

Evento foi marcado pelo apoio da UnG e de uma equipe de profissionais do curso de Medicina Veterinária da Universidade.
A segunda etapa do Campeonato Paulista de Enduro Eqüestre foi um sucesso. O evento que aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, em Holambra, interior de São Paulo, contou com a participação de cavaleiros e amazonas de todo o país e com a vitória em terceiro lugar da atleta Karina Arroyo, patrocinada pela UnG, e aluna do segundo ano do curso de Medicina Veterinária.
Durante os dois dias de provas realizadas nas trilhas do Hotel Fazenda Duas Maria, a Universidade, uma das patrocinadoras do Enduro, montou um stand para divulgar a Instituição e distribuir brindes aos participantes. Além disso, uma equipe do curso de medicina Veterinária, participou do “Vet-ckeck”, avaliando as condições físicas dos animais competidores. A cada etapa, em torno de 20 quilômetros, acontecia uma verificação feita por veterinários experientes, com apoio dos alunos da Veterinária da UnG, que avaliam a qualidade de movimentação do animal (claudicação), se a freqüência cardíaca e respiratória estavam dentro de limites razoáveis, se o cavalo estava ou não prestes a ficar exausto (desidratação, temperatura, motibilidade intestinal, sensibilidade muscular).
Segundo esta simples regra o cavalo só pode relargar se estiver em plenas condições para tal e é decisivo o tempo gasto para a sua recuperação, o que transformou as corridas de longa distância em um esporte apaixonante, em que a técnica, a estratégia de prova e a economia de energia para o máximo de rendimento são combinações que exigem muito mais do que montar a cavalo. Como existe um tempo para apresentação do animal ao "Vet-check", (geralmente 20 minutos) o cavaleiro que não fizer uma prova de acordo com as possibilidades do seu cavalo corre o risco de parar no primeiro anel, ou perder tempo demorando para apresentar o animal e comprometendo seu resultado final.
Montando o cavalo Rfi Den Cynadra, puro-sangue árabe de 8 anos, sob sol forte, a Amazona Karina Arroyo soube dosar o ritmo de suas montarias nos anéis do Enduro e conquistou a terceira colocação na competição. Esse resultado ajudou a endurista a ampliar sua vantagem sobre os concorrentes da categoria Young Riders 120 Km, mantendo-se na liderança do ranking nacional de jovens cavaleiros de Enduro Eqüestre, a mais tradicional modalidade em território brasileiro, e na vice-liderança do Campeonato Paulista, na mesma categoria.
Até o momento, Karina é a competidora mais regular da temporada nacional.
Atleta da equipe do Haras Morada do Sol, de Salesópolis (SP), Karina pretende manter o bom desempenho na próxima etapa do Campeonato Paulista, marcada para acontecer na cidade de Dourado, centro geográfico do Estado de São Paulo, nos dias 24 e 25 de junho. A jovem amazona tem como objetivo manter-se no topo do ranking nacional, vencer o Campeonato Paulista, aumentando assim suas chances de obter uma vaga na equipe que representará o país no Campeonato Mundial 2007 de Young Riders, na Argentina.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar