Acesse:

terça-feira, 27 de março de 2007

Mestrado em Análise Geoambiental tem sua primeira dissertação defendida

Na ocasião, o reitor da UnG, prof. dr. Péricles Trevisan, elogiou o trabalho dos docentes do programa e disse que não poupará esforços para a área da pesquisa
Sexta-feira, dia 23 de março de 2007. Essa data significa um marco para o Programa de Mestrado em Análise Geoambiental (MAG) da UnG, que teve sua primeira dissertação defendida após dois anos de existência. O mestrando André Luiz Amancio Franco apresentou com louvor a pesquisa intitulada "Análise da dinâmica de fluxo e da morfologia da confluência dos rios Ivaí e Paraná, PR/MS", depois avaliada pelos professores Manoel do Santos, da Universidade Estadual de Maringá, e José Cândido Stevaux, da UnG. “Essa defesa de dissertação representa a coroação de um projeto de pesquisa de 24 meses”, destacou o professor Antonio Roberto Saad, coordenador do Programa de Mestrado em Análise Geoambiental da UnG. “A apresentação foi um marco para a Universidade. Não apenas pelo fato de ser a pioneira desse curso, mas também pela qualidade e importância do trabalho elaborado”, completou o professor dr. Mário Lincoln, responsável pela área de pesquisa da Universidade e orientador da pesquisa do estudante.

Antes da apresentação, o reitor da UnG, prof. dr. Péricles Trevisan, acompanhado da vice-reitora Acadêmica, prof. dra. Dumara Sameshima, e do diretor de pós-graduação, prof. Nelson Bomtempi Jr., parabenizou a equipe do mestrado por essa conquista. “Fatos como esse promovem e dignificam o nome da Universidade. Sabemos das dificuldades no campo da investigação científica no País, por isso não vamos poupar esforços para continuar com esse excelente trabalho desempenhado por todos os Programas de Mestrado da UnG”, enfatizou.

Sameshima desejou boa sorte ao mestrando e pediu que ele “leve consigo a esperança e a bandeira da UnG para onde ele for”, uma vez que a pesquisa de Franco tem caráter internacional.

A segunda dissertação a ser defendida pelo MAG-UnG foi a da mestranda Beatriz Amélia Graça, apresentada no dia 26 de março. Orientada pelo professor Antonio Roberto Saad, ela pesquisou as “Condicionantes geoambientais no processo histórico da ocupação territorial do município de Guarulhos, Estado de São Paulo”. Até o final deste mês, mais duas dissertações serão defendidas publicamente.

Veja o calendário:

Mestrando

Orientador
Prof.(a)  Dr.(a)

Tema

Defesa

Local

Renato José Paes

José Cândido Stevaux

Análise da Dinâmica do Fluxo na Confluência dos Rios Paraná e Paranapanema.

30/03/2007
09h

Sala de Audiências
Prédio E

João Luiz Becegatto

Kenitiro Suguio

Impacto Ambiental Antrópico da APA (Área de Proteção Ambiental) da Ilha Comprida (SP), da Pré-História à Atualidade.

30/03/2007
14h

 

Laboratório de Geociências



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar