Acesse:

terça-feira, 27 de março de 2007

Reitor e integrantes da Reitoria participam de coletiva de imprensa

Entre os projetos apresentados estão o investimento na área de pesquisa, a abertura da Uati-UnG no Jabaquara e a expansão dos serviços sociais
Um café da manhã realizado nesta terça-feira (27), no Salão Nobre da Unidade Guarulhos-Centro da UnG, reuniu 14 veículos de comunicação de Guarulhos, da Região do Alto Tietê e de São Paulo, para apresentar os principais projetos da UnG na gestão do novo reitor da Instituição, prof. dr. Péricles Tervisan, que tomou posse no dia 12 de março.

Além dele, estavam presentes ao evento o vice-presidente da Apec (Associação Paulista de Educação e Cultura), mantenedora da UnG, Sebastião Lacarra, a vice-reitora Acadêmica, profa. Dumara Coutinho Sameshima, o vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária, prof. Nelson Figueiredo Filho, o diretor de pós-graduação, prof. Nelson Bomtempi Jr., o superintendente da Unidade Jabaquara, prof. Vanderlei Pretini, o gerente de Marketing da UnG, Sandoval Nassa, e o chanceler, prof. Antonio Veronezi, que apenas passou para agradecer a presença de todos.

Após assistirem ao vídeo institucional da Universidade, os repórteres conheceram as principais diretrizes da nova gestão. Em discurso, Trevisan disse que irá trabalhar focado em três pontos: no crescimento e na modernização do ensino da graduação (convencional e tecnológica); no investimento para a expansão da área de pesquisa e de pós-graduação; e na ampliação da extensão e da prestação de serviços. “Queremos frisar a imagem e os conceitos da UnG como uma das maiores instituições de ensino superior do País. Vamos progredir no sentido de uma afirmação ainda maior”, disse o reitor. “Uma universidade não pode parar no tempo. Ela tem de ser dinâmica, se atualizar e se reestruturar continuamente”, completou.

Durante 1 hora de coletiva, o prof. dr. Péricles Trevisan e os integrantes da Reitoria responderam a uma série de perguntas dos jornalistas. Confira os principais momentos.

Os três pontos
“Vamos consolidar o ensino da graduação (convencional e tecnológica), ampliá-lo e modernizá-lo. Os projetos pedagógicos dos cursos sofrem contínua discussão no sentido de se aperfeiçoar e manter a sua sintonia com as necessidades da sociedade, dos futuros alunos e do mercado de trabalho. Essa expansão acontecerá com a presença da UnG em diversas regiões. Nós já implantamos uma unidade em Itaquá e outra em São Paulo, no bairro do Jabaquara. Isso foi decidido para atender e satisfazer a demandas já existentes e constatadas pela Universidade. Ao lado do ensino de graduação, a UnG está investindo pesadamente e com extrema competência e seriedade no ensino da pós-graduação e na pesquisa. Em duas vertentes. Uma, é na definição de um leque orgânico e sintonizado com as necessidades detectadas de cursos de pós-graduação lato sensu. Há um núcleo bastante grande de cursos dessa natureza oferecidos nas Unidades de Guarulhos e, em breve, parte desses cursos serão estendidos às Unidades Itaquá e Jabaquara. Outra é em relação aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado). Já são três programas recomendados pela Capes, e estamos definindo o projeto de pedido de instalação de um doutorado na área da Odontologia. Outra meta é a extensão da prestação de serviços. É intenção da Reitoria firmar convênios com empresas, ONGs, etc. e aprofundar o trabalho que a UnG já desenvolve no sentido da satisfazer às demandas sociais provenientes de camadas menos favorecidas da população”, enfatizou o novo reitor.

Jabaquara social
“Hoje, nós temos um convênio com a Subprefeitura do Jabaquara, que beneficia não apenas os funcionários – eles têm 20% de bolsa de estudo –, mas também a comunidade, que ganha com a oferta de serviços. Nós já realizamos o Programa de Responsabilidade Social, que prestou atendimento à saúde da população local; participamos do Natal Iluminado, com o Coral UnG, e da ação de combate à dengue. Três novos projetos caminham para se tornar realidade: a Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati-UnG), que deve iniciar até o final desse primeiro semestre de 2007; o Coral Jabaquara, com a participação da comunidade e dos alunos; e a oferta de ações do Paddac (Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitário), entre as quais atendimento psicológico a alunos. Além desses, estamos com a pretensão de fechar uma parceria com o Banco Itaú, responsável pelo Centro de Relação Empresarial existente na região”, explanou o vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária da UnG, prof. Nelson Figueiredo Filho.

Constante mutação
“Sempre há algo a fazer. Não somente na UnG, como em qualquer IES que honre essa denominação. A atividade educacional, numa universidade que está sempre ligada ao desenvolvimento e à transmissão do conhecimento novo, tem de possuir uma dinâmica forte e se reformular continuamente para dar conta disso. Tudo muda no mundo e as instituições têm de acompanhar essas mudanças”, afirmou Trevisan.

Novos alunos
Não temos metas quantitativas fixadas. Nós acreditamos que o crescimento no número de alunos da UnG será reflexo da percepção e do reconhecimento pela comunidade local da qualidade e do diferencial daquilo que a UnG oferece. Não vamos poupar esforços para assegurar, garantir e promover o nível de qualidade dos serviços educacionais que a Universidade oferece. É obvio, num quadro de concorrência acirrada, como é hoje, que adotaremos providências no sentido de tornar nosso esforço visível a todos”, disse o prof. Péricles.

Ensino a distância
“É plano da Universidade concluir, ao longo desse ano, seu projeto de ensino a distância. Há pessoas trabalhando diariamente nesse ideal e docentes treinados para o uso dos recursos tecnológicos e pedagógicos que essa modalidade de ensino requer. Pretendemos, já no segundo semestre deste ano, oferecer, em caráter experimental para os atuais alunos, algumas disciplinas na modalidade a distância”, explicou o reitor.

Investimento
“Estamos renovando parte dos instrumentos tecnológicos da UnG. Inicialmente, serão instalados 400 novos computadores. Estamos trabalhando para aumentar a captação de recursos junto às agências de fomento. Dessa forma, poderemos acelerar essa renovação nos laboratórios de pesquisa da Universidade”, apontou Trevisan.

Qualidade
“Dos quase 6 mil alunos que adentraram a UnG neste semestre, 1.318, para ser exato, vieram transferidos de outras instituições, enquanto apenas 67 saíram, muitos por motivos particulares. Por aí se observa a qualidade de docentes – cerca de 65% são mestres e doutores – e da infra-estrutura da Universidade”, pontuou o vice-presidente da Apec, Sebastião Lacarra.


Veículos que compareceram à entrevista coletiva
· Jornal São Paulo Zona Sul
· Jornal da Educação
· Revista Educação e Cultura
· Semanário da Zona Norte
· Portal GuarulhosWeb
· Jornal Folha Metropolitana
· Revista Novitá
· Jornal do Povo
· Gazeta do Tatuapé
· Revista IN
· Jornal Folha Dirigida

Emissoras de rádio e tv
· Rádio Boa Nova
· TV UnG
· TV Destaque


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar