Acesse:

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Projeto Sabido inicia atividades na UnG-Itaquá

Iniciativa da Secretaria de Promoção Social de Itaquaquecetuba visa à inclusão digital de jovens carentes. Curso de seis meses abrange noções de softwares e internet
Em cerimônia realizada na última terça-feira (8), foi lançado oficialmente a 8.ª unidade do Projeto Sabido (Sociedade Amigos de Bairro Inclusão Digital Organizada), uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social de Itaquaquecetuba para incluir digitalmente jovens carentes do município. “Esse Projeto já beneficiou cerca de 200 jovens, entre 15 a 17 anos. Com essa nova unidade, conseguiremos atender a comunidade do bairro Vila Virgínia, oferecendo 50 vagas para aulas nos laboratórios de informática da UnG”, disse o secretário da Cultura de Itaquá, Jandir Souto, ao abrir a solenidade.

O evento contou com a presença da primeira-dama de Itaquá, Heroilma Soares Tavares, do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Edésio Fernandes da Silva, da diretora e do franqueado da Microlins, Tatiane Malheiros e Nivaldo José Monte, do conselheiro tutelar da cidade, Lídio Jonas de Souza, da coordenadora do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Regina Costa dos Santos, e dos novos beneficiados e e alguns familiares.

A diretora da Microlins, Tatiane Malheiros, pediu aos alunos “que sejam fortes para seguir o curso até o final, pois, ao término, serão encaminhados ao mercado de trabalho”.

Segundo o superintendente da UnG-Itaquá, prof. Cristiano Marchi Gimenes, “é uma honra muito grande receber o Projeto Sabido. Assim como o prefeito, estamos empenhados em melhorar os índices de educação e de desenvolvimento social do município. A inauguração do Espaço Cultural, por exemplo, ajuda a levar entretenimento à comunidade; e com a ampliação do campus, disponibilizamos, a partir de agora, os nossos laboratórios cinco dias por semana, com a possibilidade de aumentarmos os horários”.

As aulas do Projeto serão às terças e quintas-feiras no período da tarde e incluem noções de softwares, como Word, Excel e Power Point, além de navegação pela internet. Os estudantes freqüentarão o curso por um período de seis meses e, ao final, todos estarão certificados e prontos para entrar no mercado de trabalho.

A coordenadora da Secretaria, Marina Della Vedova, disse que “graças aos nossos parceiros, como a UnG e a Microlins, podemos dar continuidade a projetos como esse. Isso nos permitirá melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade”.

A primeira-dama Heroilma Tavares afirmou que tem muito a agradecer, especialmente à professora de informática Aline Machado de Oliveira, instrutora do Projeto Sabido, pela sua responsabilidade e dedicação ao capacitar e incluir digitalmente esses jovens; às mães dos alunos, por incentivarem e acompanharem seus filhos nesse tão importante passo de suas vidas; e à UnG, pela parceria e colaboração. “A Prefeitura não faz milagres. Para trabalhar precisamos de ajuda. A UnG-Guarulhos também tem nos auxiliado com contribuições. O cheque de mais de R$ 10 mil, cujo valor foi arrecadado com as inscrições no Processo Seletivo, está sendo muito bem empregado, assegurando uma vida melhor a muitas pessoas. Em nossa passagem pela Terra, queremos realizar um trabalho digno e tornar melhor a vida da nossa comunidade. É nossa função como seres humanos.”
Para participar do Sabido é preciso ter entre 13 e 17 anos e possuir renda familiar de até um salário-mínimo. Para se inscrever é preciso ligar para o Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Gonçalves e confirmar quando as inscrições estarão abertas.
Informações: (11) 4640-4531.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar