Acesse:

domingo, 11 de novembro de 2007

Diretor do curso de Física participa de palestra do físico Marcelo Gleiser

A apresentação foi uma das atividades do Fórum Permanente Universo do Conhecimento. Na oportunidade, o prof. Sérgio Sato entregou um exemplar da última edição da revista Matéria-Prima ao físico, que tem participação na publicação
Portal UnG (07/11/2007) - apresentação foi uma das atividades do Fórum Permanente Universo do Conhecimento. Na oportunidade, o prof. Sérgio Sato entregou um exemplar da última edição da revista Matéria-Prima ao físico, que tem participação na publicação

Diretor do curso de Física e professor de outras especialidades da UnG, Sérgio Sato foi um dos ouvintes do último encontro do Fórum Permanente Universo do Conhecimento, evento que tem como organizador o Instituto São Marcos de Cidadania Global e patrocínio da CNU Brasil (órgão de relacionamento das Nações Unidas) e do Sesc.

Realizada no dia 24 de outubro, essa edição do fórum teve como conferencista o conceituado físico dr. Marcelo Gleiser, que discorreu sobre vários temas da ciência, os quais, de alguma forma, estão relacionados à Física e ao início do século XXI, como genética, pesquisa espacial e meio ambiente – o tema dos encontros deste ano é “A Humanidade no Século XXI”.

De acordo com Gleiser, a engenharia genética é um dos grandes exemplos de como a ciência influencia a sociedade moderna – além de questões cruciais sobre o meio ambiente. “A ciência é uma narrativa em constante evolução que influencia a sociedade moderna de modo a transformar o mundo a cada século”, enfatizou. “A concepção do Universo, por exemplo, era diferente durante os séculos XVI e XVIII e é mais diversa ainda hoje em dia. Assim também é a compreensão sobre a gravidade, e como ela mudou do tempo de Aristóteles para o de Galileu, Newton e Einstein. E ainda não sabemos como representaremos a gravidade nos próximos séculos”, lembra.

O professor de física teórica da Faculdade de Dartmouth, em Hanover, Estados Unidos, fez, durante uma hora, uma ampla explanação sobre o futuro do planeta e das sociedades, além de expor como a compreensão de questões científicas importantes, entre elas o efeito estufa e a poluição ambiental; o uso da energia nuclear; a engenharia genética e até a inteligência artificial, poderão transformar o mundo em que vivemos. “Tudo vai depender de pesquisas científicas de ponta que prometem revelações surpreendentes”, acrescentou.

Após a palestra, o físico respondeu a perguntas da platéia, entre as quais a do prof. Sérgio Sato, que indagou sobre o papel do professor de disciplina científica no século XXI e sua formação. Segundo o docente da UnG, Gleiser disse que é preciso mais verbas para a educação e mais incentivos para a formação de professores, particularmente os de Física.

No início do evento, Sato entregou ao físico um exemplar da última edição da revista Matéria-Prima, da UnG, que tem a sua participação.

Conferência – De 8 a 10 de novembro, o prof. Sérgio Sato também apresentará trabalhos na V Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática, que acontece na Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Compartilhe:

Voltar