Acesse:

terça-feira, 6 de maio de 2008

UnG lança curso de extensão em Acupuntura

Mercado de atuação da terapia chinesa está em plena expansão. As inscrições já estão abertas
Portal UnG (05/05/2008) – A acupuntura, técnica de inserir agulhas em regiões pré-determinadas do corpo com o intuito de auxiliar no alívio à dor e curar lesões, vem ganhando cada vez mais espaço na parte ocidental do planeta. A mudança de olhar, antes desconfiado em virtude apenas do aspecto místico da terapia milenar chinesa, deve-se ao fato de que, a partir dos anos 70, a ciência passou a dar as primeiras explicações para os efeitos da acupuntura, quando se descobriu que a aplicação das agulhas aumenta o nível de endorfina no cérebro, substância ligada ao bem-estar e ao prazer. Hoje, além dessa substância, sabe-se que outras, que têm efeito antiinflamatório e relaxante, também são produzidas pelo organismo quando os pontos são ativados.

Sua complexidade fez com que a técnica alternativa ganhasse espaço entre as Instituições de Ensino Superior do País. Na Universidade Guarulhos (UnG), por exemplo, a acupuntura tornou-se tema de curso de extensão.

Voltado a profissionais e estudantes da área da saúde, o curso tem duração de um ano e abordará, utilizando ferramentas teóricas e práticas, conteúdos como a medicina tradicional chinesa; fitoterapia brasileira e chinesa; auriculoterapia; magnetoterapia; cromoacupuntura; laserpuntura, entre outros.

As aulas serão ministradas duas vezes por mês, sempre em uma sexta-feira, das 19h às 22h, e em um sábado, das 8h30 às 17h30, na Unidade Guarulhos-Centro.

Os interessados devem se inscrever até o dia 24 de maio no Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; e aos sábados das 9h às 14h. Informações: (11) 6464-1684/ 1758. As aulas terão início em junho deste ano.

A coordenação do curso é do acupunturista e odontologista Luiz Cláudio Vella, que possui larga experiência e conhecimento no assunto. Ele é formado pelo Centro de Acupuntura e Terapias Alternativas (Ceata), é professor de medicina tradicional chinesa do Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Científico da Fisioterapia e do Ceata, docente do curso de extensão universitária do Instituto Brasil China de Acupuntura, com sede em Belo Horizonte, membro da Comissão de Terapias Complementares do Conselho Regional de Odontologia do Estado de Para Luiz Cláudio acordo com ele, ao final do curso, os estudantes terão uma visão ampla da medicina tradicional chinesa, aprendendo a trabalhar não só com agulhas, mas com várias técnicas não invasivas. “Eles passarão a perceber que o ser humano é completo: corpo, mente e espírito, e que o maior objetivo dos tratamentos é equilibrar o paciente como um todo”, finalizou.

Serviço
Curso de extensão em Acupuntura
Inscrições: até 24 de maio
Local: Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UnG – Rua Nilo Peçanha, 81, Centro, Guarulhos.
Compartilhe:

Voltar