Acesse:

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Conheça dez motivos para estudar na UnG

Separamos dez qualidades da Universidade que a colocam na lista das melhores IES do País
Portal UnG (dezembro de 2008) – O que te estimularia a optar por uma determinada universidade no momento de seu ingresso no ensino superior? Tempo de existência? Localização? Diversidade de cursos? Optar por uma instituição de ensino pode ser tão complexo para o vestibulando quanto escolher sua profissão.

No momento em que milhares de jovens convivem com essa dúvida, a UnG expõe dez de suas qualidades que a colocam no rol das melhores universidades do País. Essa iniciativa poderá colaborar substancialmente para lhe ajudar nessa escolha.

Além disso, caso a dúvida persista, converse com alguém que já passou pela Universidade, seja ele aluno, egresso ou professor. Um bate-papo legal poderá elucidar questões que, de repente, deixamos de abordar.

1.º motivo

Com a experiência de 38 anos no ensino superior, a UnG conquistou a importante marca de 60 mil alunos já graduados e outros 20 mil buscando alcançar a mesma meta.

2.º motivo

Hoje, a Universidade conta com campus em três diferentes municípios: Guarulhos, com as unidades Guarulhos-Centro e Dutra – essa última instalada às margens da Rodovia Presidente Dutra; São Paulo, com a Unidade Metrô Jabaquara (localizada há alguns metros da estação do Metrô) e a SP-Centro (instalada no 4.º andar do Shopping Light, no coração da cidade de São Paulo); e em Itaquá, cujo campus fica a poucos metros da estação CPTM de trem.

3.º motivo

Entre cursos de graduação convencional, tecnológico e seqüencial, a Universidade oferece mais de 50 opções em todas as áreas do conhecimento. Detalhe: todos têm uma opção de educação continuada depois da conclusão. Exemplo: cursou Geografia ou Ciências Biológicas? Pode ingressar no curso de especialização em Educação Ambiental; no MBA em Gestão Ambiental; ou ir direto para o mestrado em Análise Geoambiental.

4.º motivo

Prêmio Melhor Aluno. A UnG concederá quatro bolsas integrais de pós-graduação lato sensu aos alunos formandos com melhor desempenho acadêmico ao longo da realização da graduação. Será uma bolsa por semestre para cada área de agrupamento dos cursos, ou seja, Ciências Biológicas e da Saúde; Arquitetura, Engenharias e Ciências Exatas; Educação e Humanidades; e Ciências Sociais Aplicadas e Serviços.

5.º motivo

Cursos de pós-graduação lato sensu, MBA, mestrado e doutorado atrelados às formações iniciais oferecidas pela UnG. Os três mestrados (Análise Geoambiental, Enfermagem e Odontologia) e o doutorado (Odontologia) são recomendados pela Capes; e as especializações têm 30% de desconto nas mensalidades para alunos graduados pela Universidade.

6.º motivo

Desde 1999 a Universidade oferece bolsas de estudos a pesquisadores iniciantes pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-UnG), que em 2006 ganhou um reforço do CNPq através do Pibic-CNPq. A partir do segundo semestre, o aluno pode propor o desenvolvimento de uma pesquisa. Se aprovada pela comissão da UnG, ele recebe um valor mensal – que pode ser em dinheiro ou desconto em mensalidade, de acordo com o programa – durante o período de realização do estudo. Muitos pesquisadores da Instituição vêm se destacando em congressos nacionais e internacionais.

7.º motivo

A Universidade oferece uma série de serviços sociais que buscam colaborar para o bem-estar do aluno e da comunidade que o cerca. Atendimentos gratuitos nas clínicas de Odontologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia, no hospital veterinário e no escritório de assistência jurídica são alguns exemplos, assim como também são os programas sazonais, como o Dia da Responsabilidade Social, o Comando Cidadão, etc. Anualmente, mais de 100 mil atendimentos são prestados nesses espaços e em ações.

8.º motivo

Infra-estrutura de ponta: são 89 laboratórios modernos e em consonância com o mercado de trabalho de cada profissão, possibilitando a articulação da etapa mais importante do processo ensino-aprendizagem: a teoria com a prática. Há, ainda, a Biblioteca Fernando Gay da Fonseca, que conta com um acervo de 55 mil títulos e 113 mil exemplares de livros nas diversas áreas do conhecimento, além de periódicos nacionais e internacionais e base de dados eletrônica.

9.º motivo

Através de parcerias, a UnG procura estreitar o caminho que leva o estudante até o mercado de trabalho, além de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos. Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Nube, Curriculum, associações comerciais e empresariais, sindicatos e universidades nacionais e internacionais são alguns desses parceiros.

10.º motivo

O ensino é democrático. Através da chamada Comissão Própria de Avaliação (CPA), o estudante é consultado através de pesquisa e pode fazer críticas, sugestões e elogios sobre os serviços prestados pela Universidade. Isso colabora para o crescimento da Instituição e para a melhoria contínua de seu ensino.
Compartilhe:

Voltar