Acesse:

quarta-feira, 13 de maio de 2009

V Jornada de História foi aberta com palestras em Guarulhos e Itaquá

Evento segue até quinta-feira com apresentação de trabalhos e outras atividades. Veja aqui a programação
Portal UnG (13/05/2009) – Foi aberta oficialmente nesta terça-feira a 5.ª edição da Jornada de História, que até o dia 14 de maio promoverá uma série de atividades, como exposição de trabalhos, apresentação de peças teatrais e realização de mesas-redondas.

Na Unidade Guarulhos-Dutra, a abertura do evento foi marcada com a apresentação da profa. ms. Rosemeire Oliveira Souza. Doutoranda da PUC-SP, a docente ministrou a palestra “Sociedades indígenas na sala de aula”, em que expôs como o professor de História deve trabalhar o contexto do índio brasileiro. “É preciso desmitificar a figura indígena, colocá-lo em seu devido lugar na história do Brasil”, apontou a pesquisadora da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Rosemeire ainda citou a obrigatoriedade do estudo da história do povo indígena em todas as escolas da rede oficial de ensino do País, tanto públicas como privadas. A lei 11.465/08, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março de 2008, altera um artigo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e substitui a lei 10.639/03, que já previa a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira em. A partir de agora, confere-se o mesmo destaque ao ensino da história e cultura dos povos indígenas.

Em Itaquaquecetuba, a abertura do evento ficou por conta do secretário de Cultura da cidade, prof. Jandir Jorge Souto, pós-graduado em História pela UnG. Souto falou aos estudantes sobre os produtos culturais, históricos e turísticos de Itaquá, enfatizando o potencial do município paulista.

De acordo com o diretor do curso de História da UnG, prof. dr. Everaldo de Oliveira Andrade, a programação da Jornada foi definida de forma que pudesse levar aos estudantes o máximo de informações sobre os desafios da atuação do professor de história. “Por isso é preciso que todos os alunos participem, prestigiem os profissionais que convidamos”, disse ele durante a abertura do evento na Unidade Guarulhos-Dutra.

·Veja aqui a programação completa
Compartilhe:

Voltar